Categorias
Pelo Campus

A fila anda

Bandejões da UFRJ passam a adotar o PIX como forma de pagamento, agilizando o ingresso dos estudantes

Nesta terça-feira, 2/04, os Restaurantes Universitários (RU) da UFRJ passaram a adotar o PIX como mais uma forma de pagamento das refeições. A tecnologia foi implementada após a inserção do cartão de débito, na semana passada. O PIX nos RUs já vinha sendo uma demanda recorrente dos estudantes nos últimos anos. 

Comemorando a conquista, a coordenadora do Sistema Integrado de Alimentação (SIA/UFRJ), Renata Machado explicou que a implementação do PIX foi uma solicitação da coordenação à empresa Nutryenerge Refeições Coletivas, responsável pelo serviço de pagamento nos restaurantes. “Eles trouxeram a máquina de débito, por iniciativa própria de melhoria, achei ótimo. Como o PIX pode ser feito na mesma máquina, perguntei se seria possível implantar essa ferramenta também. A empresa se sensibilizou e concordou em atender a solicitação. Foi o tempo de reconfigurar as máquinas e implementar a tecnologia”, explicou ela. 

O estudante de Letras Richard Salles conta que, apenas no primeiro dia com a tecnologia imposta, a melhora na velocidade da fila já foi perceptível. “Antes demorava muito por conta do troco, com o cartão de débito passou a andar mais rápido e agora, com o PIX no jantar, foi surpreendente”, disse. Em entrevista ao Conexão UFRJ em março deste ano, Renata comentou que ainda não havia previsão para a entrada do PIX no sistema de pagamento, devido ao contrato com a empresa ser anterior à tecnologia. 

Para quem não anda com dinheiro físico na carteira, a nova forma de pagamento facilita a rotina. “Geralmente o pessoal não tinha dinheiro, então precisava pegar  emprestado com alguém na fila, fazer pix para outra pessoa. Agora que é direto, facilitou muito, a fila  já está sendo mais rápida. É como se fossem as boas-vindas da UFRJ ao século 21”, contou o estudante de ciências da computação, Rennan Moraes. 

Renata diz que o SIA está sempre trabalhando para a melhoria na prestação do serviço de alimentação, “de forma que o estudante possa ter acesso a refeições saudáveis, acessíveis e de qualidade, sempre da melhor forma possível, contribuindo fortemente para a permanência estudantil na UFRJ”, completou.