Tecnologias

Novas tecnologias criativas para a cidade

Coppe/UFRJ sediará laboratório especializado em tecnologias digitais e urbanismo

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai contar com um novo laboratório especializado em tecnologias digitais e urbanismo. É uma nova unidade do Senseable City Lab, ligado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), que ficará  abrigado no  Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ). O convênio, resultado de parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o instituto estadunidense foi assinado ontem (3/4), na sede da prefeitura carioca, na Cidade Nova

Os Laboratórios Mundiais Senseable são uma família de cidades globais que abordam os maiores desafios da humanidade por meio da aplicação criativa de novas tecnologias. Como membro fundador da iniciativa Senseable World, o Senseable Rio Lab (SRL) é um projeto colaborativo de cinco anos entre a cidade do Rio e o Senseable City Lab.

O espaço tem como objetivo desenvolver novas ferramentas e formas de articular o conhecimento sobre a cidade do Rio para melhorar a qualidade de vida dos moradores, com base no desenvolvimento de pesquisas científicas críticas. Durante este período de execução, o Rio de Janeiro será usado como um laboratório vivo, com os experimentos conduzidos e protótipos implantados na cidade.

No SRL, que funcionará no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe, serão implementadas metodologias inovadoras, que permitam avanços tecnológicos na abordagem de dados, pesquisa de campo e ferramental no aprimoramento do desenho de políticas públicas e projetos urbanos para a cidade. O banco de ensaio ficará concentrado em quatro pilares de pesquisa: informalidade, inteligência artificial, modelagem urbana e soluções que visam tornar o Rio de Janeiro uma cidade mais igualitária e neutra em carbono até 2050.

Para promover o desenvolvimento urbano específico da cidade do Rio, o SRL delineou uma série de direções iniciais de pesquisa que são de interesse acadêmico. O projeto que se destaca é o denominado Favelas 4D, que utiliza tecnologia de varredura a laser 3D para analisar a morfologia das favelas. O foco é tornar o informal visível para propiciar melhorias nas ações públicas da prefeitura. A iniciativa SRL empregará inicialmente seis pesquisadores do MIT em tempo integral que atuarão focados no Rio de Janeiro, com metade trabalhando na cidade e a outra, na sede em Boston (EUA).

Outras informações podem ser encontradas no site do Planeta Coppe.