Pelo Campus

Bandejões vão aceitar cartão de débito

Para reduzir as filas, reitoria informou que todos os restaurantes universitários terão nova modalidade de pagamento

Uma semana após a abertura do Restaurante Universitário (RU) do Centro de Tecnologia (CT), onde prometeu aos estudantes que iria encontrar meios para reduzir as filas, o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, anuncia que todos os “bandejões” dos campi universitários passarão a aceitar cartão de débito para o pagamento das refeições. O pagamento por PIX continua sendo uma pendência, ainda não foi feita a mudança devido ao contrato com a empresa fornecedora do serviço ser anterior à chegada da tecnologia.

Na ocasião, Medronho informou que iria viajar para a China para encontro em busca de recursos para a Universidade com a ex-presidente Dilma Roussef, hoje presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), instituição financeira criada em 2014 pelos Brics — o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O reitor da UFRJ também quer que até o fim da gestão possa anunciar o fornecimento de “café da manhã”.

Segundo Roberto Medronho, o governo Federal aumentou acertadamente os recursos para promover políticas públicas estudantis em todas as universidades brasileiras. “Nós queremos que os estudantes que ingressam em nossa Universidade tenham condições de sair com o diploma, sem motivos para deixar a instituição. Esse é o nosso compromisso. Estamos trabalhando para implantar o PIX, para que as pessoas possam agilizar a entrada nos restaurantes sem precisar permanecer em longas filas, sem precisar assinar listas ou passar por catracas”, afirmou ele.

A coordenadora do Sistema Integrado de Alimentação (SIA/UFRJ), Renata Machado, informou que a demanda pelos RUs da UFRJ é crescente, principalmente após os anos de pandemia. De acordo com a coordenadora, os RUs atendiam de 8 a 10 mil pessoas por dia antes do período pandêmico e, atualmente, passaram a atender de 10 a 12 mil.  “Essa política de alimentação é fundamental para a garantia da permanência do estudante. Faz muita diferença na vida dele, vir estudar e ter acesso a uma alimentação saudável, de qualidade”, concluiu Renata.