UFRJ recebe Selo ODS Educação pelo segundo ano consecutivo

Iniciativa reconhece projetos sustentáveis

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu o Selo ODS Educação 2023 por seus projetos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Universidade irá receber a certificação pelas iniciativas desenvolvidas no dia 5/3, às 15h, na Escola Paulista de Magistratura (EPM), em São Paulo. Na edição de 2022, a UFRJ contava com apenas três projetos aprovados, já nesta edição, foram 38 projetos, que geram 95 impactos positivos para a sustentabilidade.  A certificação busca inspirar ações de instituições de ensino comprometidas com os ODS.

O selo foi idealizado pelo Instituto Selo Social em parceria com o Programa UnB 2030 e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil (GTSC A2030). A Agenda é um plano de ação para melhorias socioambientais no mundo todo até 2030. Entre os 38 projetos aprovados, estão a incubadora social Inyaga, a preservação da Ilha do Catalão e o projeto de extensão Convivium, noticiados pelo Conexão UFRJ em 2023.

Dois projetos da Prefeitura Universitária receberam a certificação. A iniciativa “Parque da Mata Atlântica Frei Velloso – Visita de interação com a natureza, uma outra visão da UFRJ”, que é um deles,  promove visitas para se conhecer mais a preservação ambiental e histórica da Ilha do Catalão, uma das oito ilhas unidas para a formação da Cidade Universitária, além de servir ao ensino, à pesquisa e à extensão. Já o projeto “Caminho das Árvores Notáveis da Cidade Universitária – A diversidade de espécies de variadas regiões” é responsável por identificar, com etiquetas QR Code, as árvores da Ilha do Fundão. Muitas delas foram incorporadas ao campus em projetos paisagísticos, como os de Burle Marx, e plantadas pela comunidade acadêmica.

“O reconhecimento da relevância dos projetos através da certificação do Selo ODS EDU fortalece os esforços institucionais de potencializar o uso das áreas abertas do campus para ensino, pesquisa e extensão, em consonância com a Agenda 2030”, afirma Beatriz Emilião, paisagista da Coordenação de Operações Urbano-Ambientais da Prefeitura Universitária (Coua/PU).

A sistematização das informações para a participação da UFRJ no Selo ODS Educação foi feita pela Equipe de Sustentabilidade do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PR-2). A iniciativa partiu de Graciella Faico, que integra o GID e desenvolveu, no pós-doutorado, uma metodologia para encontrar os projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para ela, “o Selo ODS é uma oportunidade de a UFRJ se conhecer e os projetos se conectarem”.

A lista completa com todas as iniciativas está disponível neste link.

*Sob supervisão do jornalista Sidney Rodrigues Coutinho.