Universidade assegura ampla seleção

UFRJ possibilita acesso aos cotistas em duas listagens simultaneamente

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade, vem prestar informações necessárias acerca da recente repercussão do acesso aos seus cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2024. Atenta às preocupações enunciadas por seu corpo social e pela sociedade civil sobre a forma de entrada de candidatos(as) por ações afirmativas, a UFRJ ressalta o seu compromisso com a diversidade e a integração presentes na Lei 12.711/2012, alterada pela Lei 14.723/2023.

A última alteração na legislação estabeleceu que todos(as) os(as) candidatos(as) cotistas nas IFES devem concorrer primeiramente em uma única lista: a ampla concorrência. O(A) candidato(a) não selecionado(a) nessa modalidade passa a concorrer pelas ações afirmativas, o que amplia as possibilidades de acesso ao ensino superior uma vez que concorre em duas listagens simultaneamente.

A atual dinâmica do SiSU tem como característica uma única seleção, o que difere das edições anteriores, nas quais ocorriam duas seleções por ano. A Universidade tem se destacado na defesa de pautas relacionadas à diversidade e à representatividade da sociedade brasileira no ensino superior. Para tanto, no último ano, foi criado um órgão ligado diretamente ao Gabinete da Reitoria visando a tratar dos assuntos atinentes às ações afirmativas, à diversidade e à acessibilidade, integrado aos demais órgãos internos da instituição e que representa um esforço unívoco no fortalecimento de políticas públicas que visem a atacar as diversas desigualdades e promover a igualdade de oportunidades.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro assegura a toda a sociedade que nenhum grupo será prejudicado no seu acesso e na sua permanência nesta instituição. A nova listagem do SiSU será divulgada até segunda-feira (5/2).

Com informações da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) e da Pró-Reitoria de Graduação