Escola de Música lança projeto virtual

A Escola de Música (EM-UFRJ), a mais antiga instituição de ensino musical do país, lançou na última quinta-feira (13/12) o piloto de seus Concertos Virtuais. A iniciativa tem o objetivo de expandir o público dos eventos da unidade, vencendo as limitações não só de espaço como também de locomoção, distância e horário. A EM já conquistou um público que comparece com regularidade a suas apresentações, promovendo eventos variados, sempre gratuitos, que chegam a lotar diversas vezes o Salão Leopoldo Miguez em espetáculos de ópera ou concertos.

Contudo, esse público pode se multiplicar indefinidamente se forem utilizadas ferramentas proporcionadas pelas novas mídias para a ampliação das plateias, como já fazem a Filarmônica de Berlim e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), recentemente com transmissão em tempo real de concertos pela Internet. O maestro e diretor da EM, André Cardoso, explicou a iniciativa ao UFRJ Plural. Segundo Cardoso, "um concerto não pode ficar restrito ao momento ao vivo no interior da sala. Ele pode ser muito mais que um concerto e atingir um público muito maior, gerar conhecimento, que é uma das funções da universidade".

Assim, para realizar o projeto, o diretor explicou que primeiro estabeleceu-se uma parceria entre a EM e a Rádio Roquette Pinto FM. "Criamos, em agosto de 2010, um programa radiofônico de uma hora de duração que vai ao ar todas as segundas-feiras, às 22h. O programa se caracteriza por apresentar, além das gravações tradicionais, gravações exclusivas realizadas a partir dos concertos da temporada artística da Escola de Música. Quando reformulamos nossa página na internet, colocamos alguns vídeos de apresentações nossas, de forma muito simples, apenas para ilustrar a página", revela.

O sucesso na rede foi tão grande que a Coordenadoria de Comunicação Social (CoordCom) da UFRJ se interessou em desenvolver o projeto junto à unidade. "Houve muitos acessos e alguns vídeos tiveram mais de 20 mil visualizações. A partir daí, com o apoio do pessoal da CoordCom, começamos a adolescer os Concertos Virtuais para a criação de um canal exclusivo, que fosse alimentado a cada 15 dias com novos vídeos", contou o maestro.

Dessa forma, o projeto-piloto foi realizado em 2011 com um concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ durante o "1º Festival de Música Antiga". "Tivemos também o apoio importante do professor José Henrique Moreira, da Escola de Comunicação (ECO) da universidade, e da equipe do Sistema Universitário de Apoio Teatral (Suat), que ele coordena", acrescentou Cardoso.

A respeito dos resultados, o diretor conta que foi possível atingir, por meio da internet, um público bem maior, que não se restringiu ao Brasil. "É uma excelente forma de as pessoas terem acesso gratuito aos nossos concertos, especialmente àqueles menos conhecidos e à produção dos compositores brasileiros. Nossos concertos já são gratuitos ao vivo. No site haverá conteúdos explicativos sobre os autores e as peças, assim como gravações em áudio", concluiu.

Outras informações sobre o projeto estão disponíveis na página da EM – UFRJ.