Escola de Comunicação realiza evento sobre expressões artísticas

O seminário “Cenas Transversais: Artes em Trânsito”, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de novembro, é uma realização da Escola de Comunicação (ECO−UFRJ). O evento interdisciplinar inclui palestras, debates, intervenções, experimentos cênicos e audiovisuais realizados por artistas e pesquisadores nacionais e internacionais que trafegam por diversos campos de conhecimento, como teatro, comunicação, cinema, artes visuais, dança, literatura, história social da cultura e filosofia.

O encontro pretende colocar em jogo diferentes possibilidades de se pensar, hoje, uma cena ampliada, desdobramento do conceito de arte no campo dilatado desenvolvido pela crítica de arte Rosalind Krauss ainda nos anos 70. Em seu artigo “A Escultura no Campo Ampliado”, Krauss dava um passo decisivo para a nomeação de algo que vinha acontecendo por todos os lados: o abandono do trabalho sobre meios e espacialidades próprios a cada forma de expressão artística em prol da experimentação deliberada de toda e qualquer matéria do mundo, de toda e qualquer forma de estar no mundo.

O evento acontece na Sala Vianninha (ECO), que fica na Avenida Pasteur, 250, campus da Praia Vermelha. Outras informações e a programação estão disponíveis no site do evento: http://cenastransversais.blogspot.com.br/.