">Abrindo a programação para a Rio+20, a Coppe-UFRJ apresenta, às 15h desta quarta-feira (13/6), a segunda versão do ônibus a hidrogênio.

Coppe-UFRJ lança nova versão de ônibus a hidrogênio na Rio+20

Paulo Hora

Como parte da exposição “O Futuro Sustentável – tecnologia e inovação para uma economia verde e a erradicação da pobreza”, abrindo a programação para a Rio+20, a Coppe-UFRJ apresenta, às 15h desta quarta-feira (13/6), a segunda versão do ônibus a hidrogênio, que trabalha com emissão zero de poluentes. Durante a exposição, a instituição ainda apresenta 14 projetos com tecnologias inovadoras, voltados à sustentabilidade e à erradicação da pobreza.

Na parte da manhã, a Coppe-UFRJ inaugura seu ciclo de conferências na Cidade Universitária. Neste primeiro dia, um dos temas do ciclo de palestras é "Oceanos: limites e potenciais", que conta com as apresentações do engenheiro florestal e velejador Axel Grael, presidente do Instituto Rumo Náutico, e dos professores do Programa de Engenharia Oceânica Segen Estefen e Paulo Cesar Rosman.  Na segunda mesa de debates, será discutido o tema "Hidrelétricas, eólicas e alternativas: presente e futuro", com a presença do presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, do diretor da Coppe-UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, do jornalista Washington Novaes e do professor Alexandre Szklo, do Programa de Planejamento Energético da Coppe.

O evento conta com a parceria das empresas Tractebel Energia S.A., Eletrobras Furnas, Santander, GE, Braskem, BG Brasil e Halliburton. A programação completa está disponível no site www.coppenario20.coppe.ufrj.br.