Saída para a Linha Amarela pelo Portão 3 fica fechada até o meio-dia
Após reunião técnica realizada na quinta-feira (24/5), entre a Prefeitura Universitária e a CET-Rio, em Botafogo, entendeu-se a importância do órgão municipal assumir a gerência do trânsito na Cidade Universitária. O acordo prevê que, a partir desta sexta-feira (25/5), a Ponte do Saber permanecerá aberta entre 6h e 23h, mas o caminho de saída pela Linha Amarela (Portão 3) permanecerá fechado até o meio-dia, por medidas de segurança.
A quantidade menor de veículos no trecho da via expressa até o acesso à Linha Amarela, com o desvio de parte do fluxo para a Avenida Horácio Macedo, no campus universitário, segundo se avaliou, apresenta impacto nulo. Para os motoristas, é possível seguir em direção à Barra da Tijuca a partir da Linha Vermelha, como já é o costume.
O acordo prevê ainda a atuação a partir desta sexta-feita (25/5) de operadores de tráfego fiscalizando o comportamento dos motoristas que atravessam o campus. Em 30 dias, outras iniciativas entrarão em ação, como a instalação de redutores de velocidade, fiscalização eletrônica e ações educativas no trânsito. Veja a íntegra da nota divulgada após a reunião.
Nota conjunta CET-Rio e Prefeitura do campus da UFRJ
A direção da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e representantes da Prefeitura do campus da UFRJ, na Cidade Universitária, reuniram-se na tarde da última quinta-feira, na sede da companhia. Durante o encontro, foram discutidos os problemas de segurança viária decorrentes do aumento da circulação de veículos na Cidade Universitária, desde a abertura da Ponte do Saber, alternativa para motoristas desviarem-se, principalmente na hora do rush, dos congestionamentos em trechos da Linha Vermelha.
Os representantes da Prefeitura do campus relataram casos de excesso de velocidade e direção perigosa, que colocam em risco a segurança de professores, alunos, funcionários da UFRJ e das empresas localizadas no campus e que justificou o fechamento dos portões de acesso e da Ponte do Saber. A CET-Rio, por sua vez, ponderou para a necessidade de manter abertos esses pontos de modo a assegurar a plena mobilidade da população.
A CET-Rio e os representantes da Prefeitura do campus decidiram firmar convênio de cooperação que prevê as seguintes medidas:
– Abertura dos portões de acesso à Universidade e à Ponte do Saber.
– Mapeamento das principais áreas de risco de acidentes da Cidade Universitária, com a implantação de lombadas eletrônicas, no prazo estimado de 30 dias.
– Implantação do Projeto Aura (Área Urbana de Redução de Acidentes), que prevê placas educativas, iluminação especial noturna nas faixas de travessia de pedestres (Travessia Iluminada), entre outras medidas educativas.
– Treinamento, por parte da CET-Rio, de funcionários estatutários da universidade, que serão nomeados agentes de trânsito.
– A Prefeitura do campus instalará, nos pontos de acesso de travessia de pedestres, dispositivos de segurança viária, denominados Speed-tables, que são rampas elevadas que reforçam a redução de velocidade de veículos nessas faixas de travessia.
– Monitoramento operacional do trânsito no campus, pela CET-Rio, enquanto essas medidas estiverem em fase de implantação.