Jaleco, melhor ficar de fora

A Comissão de Biossegurança do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove a campanha “Por favor!!! Não entre de jaleco”, cujo objetivo é conscientizar a comunidade acadêmica sobre os perigos do uso do jaleco fora do ambiente de trabalho, principalmente em restaurantes, lanchonetes e refeitórios.

Segundo estudos realizados pelo Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, as bactérias, inclusive as que provocam infecções hospitalares, podem resistir durante meses nos tecidos, principalmente nos sintéticos. O uso dessas vestimentas, que são classificadas como de proteção individual, em restaurantes e demais locais onde existe a presença de alimentos aumenta o risco de contaminação alimentar.

É importante lembrar também que tanto a ANVISA quanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconizam que os trabalhadores não deixem o local de trabalho com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como é o caso dos jalecos. A divulgação da campanha conta com a presença de cartazes nas dependências do Centro de Ciências da Saúde e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, além da distribuição de folhetos explicativos.