Em uma sessão tumultuada, Conselho Universitário delibera e aprova resolução do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ).">Em uma sessão tumultuada, Conselho Universitário delibera e aprova resolução do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ).">
Categorias
Memória

Consuni aprova PRE/UFRJ

Em uma sessão tumultuada, Conselho Universitário delibera e aprova resolução do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ).

   Veja o vídeo desta matéria
Em sessão extraordinária, realizada na manhã de quinta-feira, dia 18, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), o Conselho Universitário (Consuni) aprovou resolução que institui o Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ). O documento, amplamente discutido pela comunidade universitária nos últimos meses, será encaminhado ao Ministério da Educação para concorrer às verbas previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estudantes vinculados a diversas correntes do movimento estudantil compareceram à sessão. Alguns deles, integrantes da Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes (Conlute), tentaram impedir que o Consuni deliberasse sobre a matéria. Com encenações teatrais e palavras de ordem eles interromperam as intervenções da mesa e as de conselheiros até o momento em que invadiram o palco do auditório, no qual estavam os membros do colegiado. Houve embates corporais entre esses discentes, representantes da União Nacional dos Estudantes (Une) e outros estudantes, presentes ao encontro para manifestar apoio ao PRE/UFRJ.

Por conta do tumulto e da tentativa de intimidação do Conselho, o reitor Aloísio Teixeira pôs em votação o parecer do relator, ressalvadas as emendas e destaques, cujas apresentação, análise e votação dar-se-ão na próxima reunião do colegiado. Como a maior parte dos conselheiros votou favoravelmente à resolução do PRE/UFRJ, Aloísio declarou aprovado o documento e encerrou a sessão.

Reitoria ocupada
Inconformados com a decisão do colegiado máximo da UFRJ, os estudantes ligados à Conlute ocuparam o Salão Nobre da Reitoria. Apoiados pela Diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj) e por segmentos universitários de outras Instituições de Ensino Superior – como da Universidade Federal Fluminense (UFF) -, eles contestam a legitimidade do processo de votação.

De acordo com os manifestantes, "os representantes dos alunos no Consuni não puderam votar", o que comprometeria a validade da aprovação do PRE/UFRJ.

Veja outras matérias relacionadas a este assunto:
CONSUNI aprova PRE/UFRJ
Debate do PRE entre a Associação de Pós-Graduandos da UFRJ e Reitoria
Debate acalorado durante audiência pública do PRE no IFCS
Debate do PRE no CCS
Reitoria vai ao CCMN debater PRE/UFRJ
Debate do PRE/UFRJ no CT
CFCH debate plano de reestruturação da UFRJ
PRE/UFRJ – Agenda de debates é ampliada

Veja outros vídeos sobre este assunto:

  CONSUNI aprova PRE/UFRJ
  Debate do PRE entre a Associação de Pós-Graduandos da UFRJ e Reitoria
  Primeira Audiência Pública no IFCS
  Debate PRE com estudantes no Fórum
  Debate do PRE no CCS
  Debate do PRE no CLA
  Debate do PRE no SINTUFRJ
  Debate do PRE no CCMN
  Debate sobre o PRE no CT
  CFCH debate plano de reetruturação da UFRJ
  PRE/UFRJ – Agenda de debates é ampliada