Em uma sessão tumultuada, Conselho Universitário delibera e aprova resolução do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ).">Em uma sessão tumultuada, Conselho Universitário delibera e aprova resolução do Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ).">

Consuni aprova PRE/UFRJ

Veja o vídeo desta matéria
Em sessão extraordinária, realizada na manhã de quinta-feira, dia 18, no auditório do Centro de Tecnologia (CT), o Conselho Universitário (Consuni) aprovou resolução que institui o Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ). O documento, amplamente discutido pela comunidade universitária nos últimos meses, será encaminhado ao Ministério da Educação para concorrer às verbas previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estudantes vinculados a diversas correntes do movimento estudantil compareceram à sessão. Alguns deles, integrantes da Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes (Conlute), tentaram impedir que o Consuni deliberasse sobre a matéria. Com encenações teatrais e palavras de ordem eles interromperam as intervenções da mesa e as de conselheiros até o momento em que invadiram o palco do auditório, no qual estavam os membros do colegiado. Houve embates corporais entre esses discentes, representantes da União Nacional dos Estudantes (Une) e outros estudantes, presentes ao encontro para manifestar apoio ao PRE/UFRJ.

Por conta do tumulto e da tentativa de intimidação do Conselho, o reitor Aloísio Teixeira pôs em votação o parecer do relator, ressalvadas as emendas e destaques, cujas apresentação, análise e votação dar-se-ão na próxima reunião do colegiado. Como a maior parte dos conselheiros votou favoravelmente à resolução do PRE/UFRJ, Aloísio declarou aprovado o documento e encerrou a sessão.

Reitoria ocupada
Inconformados com a decisão do colegiado máximo da UFRJ, os estudantes ligados à Conlute ocuparam o Salão Nobre da Reitoria. Apoiados pela Diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj) e por segmentos universitários de outras Instituições de Ensino Superior – como da Universidade Federal Fluminense (UFF) -, eles contestam a legitimidade do processo de votação.

De acordo com os manifestantes, "os representantes dos alunos no Consuni não puderam votar", o que comprometeria a validade da aprovação do PRE/UFRJ.

Veja outras matérias relacionadas a este assunto:
CONSUNI aprova PRE/UFRJ
Debate do PRE entre a Associação de Pós-Graduandos da UFRJ e Reitoria
Debate acalorado durante audiência pública do PRE no IFCS
Debate do PRE no CCS
Reitoria vai ao CCMN debater PRE/UFRJ
Debate do PRE/UFRJ no CT
CFCH debate plano de reestruturação da UFRJ
PRE/UFRJ – Agenda de debates é ampliada

Veja outros vídeos sobre este assunto:

CONSUNI aprova PRE/UFRJ
  Debate do PRE entre a Associação de Pós-Graduandos da UFRJ e Reitoria