Reitor discute ocupação com estudantes

Ocupantes reivindicam anulação da sessão do Conselho Universitário, ocorrida na última quinta-feira (19). Reitor explica que apenas o colegiado tem o poder de cancelar as deliberações do órgão.

Estudantes, que desde a tarde do dia 18 ocupam o Salão Nobre da Reitoria, se reuniram com a equipe da Administração Central da UFRJ. Os alunos reivindicam a invalidação do resultado da sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), ocorrida na última quinta-feira, dia 18/10.

Na sessão, os conselheiros aprovaram o Programa de Reestruturação e Expansão (PRE/UFRJ), documento que prevê a abertura de cursos e expansão de vagas oferecidas pela UFRJ e que será encaminhado ao Ministério da Educação para obter os recursos previstos no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Em entrevista coletiva à imprensa, o reitor Aloísio Teixeira destacou que respeita a ocupação promovida pelos discentes, desde que os manifestantes prossigam respeitando o patrimônio público. O reitor explicou, no entanto, que não poderá revogar a decisão do Consuni, uma vez que apenas o próprio colegiado detém o poder de cancelar suas deliberações:

– Um grupo de manifestantes tentou intimidar e coagir o Consuni no sentido de impedí-lo de deliberar, o que é uma afronta à autonomia universitária. A resposta do Consuni foi a aprovação. Qualquer pedido de cancelamento deve ser encaminhado ao próprio conselho. Isso seria cumprir a institucionalidade – declarou Aloísio Teixeira.