Doutor em Engenharia Mecânica lança livro na UFRJ

No dia 19 de outubro, o professor doutor Arthur Palmeira Ripper Neto, do Departamento e do Programa de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançou, no Centro de Tecnologia (CT-UFRJ), seu livro “Vibrações Mecânicas”. A obra reúne propostas de problemas utilizados por ele na avaliação de seus alunos, entre os anos de 1969 e 2004, na disciplina que ministrou no curso de Graduação em Engenharia Mecânica da antiga Escola de Engenharia – hoje, Escola Politécnica (Poli/UFRJ).

Uma recepção lotada de admiradores – que ocorreu na sala G-205 do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) – marcou o lançamento do livro, que contou com a presença de vários docentes, de dentro e fora da Universidade, além de representantes da editora E-papers, alunos e ex-alunos de Ripper, entre outros.

Dentre os que compareceram ao evento, destaque para o professor Helcio Orlande, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM/Poli) da UFRJ, que promoveu o encontro; para as diretorias da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) e da Coppe; para a professora Angela Uller, Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ; o professor Ericksson Almendra, diretor da Poli/UFRJ; e o professor Helói Moreira, presidente do Clube de Engenharia.

Os presentes na ocasião do lançamento estavam entusiasmados em poder congratular Ripper, cuja simpatia e sorrisos são contagiantes. Helcio agradeceu a todos pela presença e declarou que homenagear o professor sempre fora o sonho de ex-alunos como ele. Em seguida, convocou a todos para um brinde a Ripper.

– Os cinco diretores da ABCM estão aqui prestigiando o professor Ripper, muito querido na Associação. É muito importante, seja como professor ou diretor, estar aqui hoje -, declarou Francesco Scofano Neto, professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e membro da diretoria da ABCM.

Os livros à venda no coquetel se esgotaram em menos de uma hora. Os que conseguiram garantir seus exemplares faziam fila para ganhar um autógrafo de Ripper e cumprimentá-lo.

Ao ser perguntado sobre o que pensava do fato de receber tantos admiradores reunidos no lançamento de seu livro, a fim de prestigiá-lo e de dar-lhe os parabéns pela realização do trabalho, o professor respondeu bem-humorado: “Eu acho que minhas aulas não eram tão ruins!”.

Trajetória profissional
Arthur Ripper formou-se em Engenharia Mecânica no ano de 1958, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Dez anos depois, ele obteve o título de Doutor pela Universidade de Houston, nos Estados Unidos, onde também fizera seu Mestrado entre 1961 e 1963. No início de sua carreira, Ripper trabalhou na indústria, mas, logo após seu doutorado, firmou-se como acadêmico na UFRJ.

O professor ministrou diversas disciplinas no DEM/Poli da UFRJ, tais como “Projeto de Máquinas”, “Diagnóstico de Máquinas” e “Vibrações Mecânicas”, por exemplo. Esta última gerou o material para o recém lançado livro, de mesmo nome. Desde 1968, o professor já era muito querido pelos alunos de Engenharia Mecânica, recebendo inúmeros convites para ser patrono de turma nas formaturas, entre outras homenagens.

Na Coppe/UFRJ, por sua vez, Ripper coordenou o Programa de Engenharia Mecânica (PEM) e foi um dos primeiros a orientar teses de mestrado, além de ministrar várias cadeiras da Pós-graduação. Fora da Universidade, o professor foi o responsável pela implantação do Laboratório de Propriedades Mecânicas do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel/Eletrobrás), bem como esteve na presidência da ABCM.

Além das contribuições do professor Ripper para a Engenharia e Ciências Mecânicas, realçadas com o lançamento do livro “Vibrações Mecânicas” – que será extremamente proveitoso para os estudos de Vibrações Mecânicas Lineares na Pós-graduação -, o PEM/Coppe tem mais um grande motivo para comemorar.

O Programa recebeu nota sete, a máxima na avaliação realizada a cada três anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com esta nota, o PEM/Coppe da UFRJ é o melhor em Engenharia Mecânica do Brasil. A nota sete, assim como a seis, é atribuída aos cursos que possuem desempenho, excelência e qualidade equivalentes aos melhores centros de ensino e pesquisa do mundo inteiro.