">No Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Vestibular, há duas disciplinas que são específicas para todos os candidatos, independente do curso que estão buscando: Língua Portuguesa e Redação. As duas, juntas, constituem um terço da pontuação total que um aluno pode alcançar, ou seja, vinte dos sessenta pontos máximos.

O papel das provas de Redação e Português no concurso Vestibular

Por essa razão, as escolas e até mesmo os cursinhos pré-vestibulares têm investido maciçamente na preparação dos alunos para essas duas disciplinas, já que Português e Redação fazem parte, juntamente com Matemática e Física, por exemplo, da lista de disciplinas que tiram o sono dos estudantes. Investimentos em projetos de leitura de livros, revistas, jornais, e em projetos de redação são constantes, graças à importância que essas disciplinas receberam nos últimos anos.

Para saber um pouco mais do peso e da importância da Língua Portuguesa e da Redação no Vestibular e o porquê de suas pontuações tão elevadas, o Olhar Virtual conversou com a superintendente da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ, Déia Maria Ferreira.

Na verdade, a prova de Língua Portuguesa é importante porque as pessoas precisam dominar ou ter um certo domínio da sua língua. Não só das regras, da gramática, mas também da leitura e interpretação. A base da construção do conhecimento está na leitura e na busca de informações em livros, em artigos publicados, em jornais, entrevistas, a grande mídia como um todo, logo, há necessidade de se exigir, no Vestibular, demosntração desse conhecimento. Por essa razão, é imprescindível o conhecimento total ou parcial da língua portuguesa, não somente na UFRJ, mas em todo lugar.

A Redação reforça isso. Ela dá oportunidade para que a gente possa ter do aluno uma resposta em relação à compreensão do tema proposto, à construção dos argumentos em relação a esse tema, à conexão que ele é capaz de fazer entre os fatos e as idéias que tem, à forma que ele encadeia todos esse raciocínios. A redação é essencial porque é lendo e interpretando que o aluno – e as pessoas, em geral – aprende a ser capaz de se expressar na sua língua, seja ele um futuro profissional médico, um futuro profissional professor de química ou um artista, por exemplo.

Durante um tempo, Língua Portuguesa e Redação constituíram uma única prova, em que cada uma dessas disciplinas valia cinco pontos. No início dos anos 2000, a Redação adquiriu caráter de prova e hoje Redação e Língua Portuguesa juntos valem um terço da pontuação total. É um diferencial muito grande no vestibular; juntas, elas têm uma importância muito grande e uma pontuação elevada, que pesa significativamente no resultado final do candidato.

A Redação tem se mostrado uma prova que finaliza com uma espécie de bônus para o aluno, dada, principalmente, pela possibilidade de uma melhor pontuação. As médias de Redação, de uma maneira geral, superam as das outras disciplinas. Dessa forma, contam a favor do aluno, o que é algo muito bom. Procuramos avaliar, através do nosso processo seletivo, o potencial do aluno, como ele pode e consegue se expressar, o que ele sabe e, a partir disso, pode desenvolver, e as provas de Redação e Língua Portuguesa alcançam esse objetivo.