Categorias
Memória

Palestra sobre câncer de pele na Prefeitura

Médica do INCA fala sobre os sintomas, a causa e o tratamento da patologia

No dia 30 de janeiro, a médica epidemologista Maria Asunción Solé Pla, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) vai realizar uma palestra sobre “Câncer de Pele” no auditório do Horto Universitário a partir das 10 horas. Quais são os sintomas, a causa e o tratamento para o tipo de câncer mais frequente no Brasil, que corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, serão algumas das questões a ser tratadas pela especialista, que coordena o setor de detecção precoce do Instituto.

O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vítimas. Se for detectado precocemente, a doença apresenta altos percentuais de cura, . Entre os tumores de pele, o tipo não-melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

De acordo com Marilurdes Donato, coordenadora da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp), essa será a primeira de uma série de palestras organizadas pela Seção de Saúde do Trabalhador da Prefeitura da UFRJ em 2017.