Prefeitura Universitária vai intensificar patrulhamento no campus

A Prefeitura da UFRJ, responsável pela segurança das áreas externas do campus, vai intensificar o patrulhamento na área próxima à Residência Estudantil.

Região no entorno da Residência Estudantil receberá rondas mais constantes da Diseg e da Polícia Militar

A Prefeitura da UFRJ, responsável pela segurança das áreas externas do campus, vai intensificar o patrulhamento na área onde um aluno do curso de Psicologia sofreu assalto na noite de segunda-feira (28/9), próxima à Residência Estudantil. A Avenida Carlos Chagas Filho é um dos eixos principais da Cidade Universitária e, por este motivo, bem iluminada. No entanto, o trecho onde ocorreu o ataque pelos criminosos tem poucas edificações e fluxo de pessoas, razão pela qual a universidade, para minimizar riscos aos estudantes e aos servidores, disponibiliza três linhas de ônibus internos para ir de um ponto a outro da via, no caso o Restaurante Universitário e a Residência Estudantil.

Nos últimos anos, a Prefeitura da UFRJ tem procurado investir no monitoramento do campus por câmeras e montou um Centro de Controle Operacional (CCO). No local, são capturadas e gravadas imagens do cotidiano da universidade. Os registros dos incidentes subsidiam a polícia nas investigações. A ferramenta, por exemplo, ajudou a desbaratar quadrilhas que praticavam sequestros-relâmpagos na Cidade Universitária.

A Prefeitura Universitária também disponibiliza o número de telefone da Coordenação de Segurança (Diseg), inclusive para ligações a cobrar (9090- 3938-1900), para que sejam feitos registros pela comunidade de casos de violência. Com base nos dados, é realizado um levantamento estatístico, que define as áreas de patrulhamento conforme a incidência de crimes. Denunciar ajuda a reduzir a criminalidade e melhora o patrulhamento. Qualquer pessoa pode conferir os dados no site da Prefeitura. Além disso, a Diseg realiza rondas motorizadas pelo campus, em horários diversos, e o 17º BPM (Batalhão da Polícia Militar – Ilha do Governador) mantém viaturas em pontos estratégicos da Cidade Universitária que são acionados quando ocorrem crimes para entrar em ação imediatamente.

No tocante à iluminação, a Prefeitura da UFRJ informa que, no início de 2011, todo o sistema de iluminação do campus foi substituído por luminárias que além de econômicas aumentaram a visibilidade. Recursos provenientes do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) permitiram investimento de mais de R$ 2,3 milhões. Houve a substituição dos postes de 15 metros, que sustentavam duas luminárias de vapor de sódio e ficavam no meio dos canteiros centrais, por postes de 12 metros com duas luminárias de 250W em pontos mais próximos à faixa de rolamento das vias. No total, foram instalados 446 postes, 703 novas luminárias, 16 transformadores e mais de 90 mil metros de cabos de diferentes especificações. A Cidade Universitária passou a contar com 632 postes e 1.075 luminárias. Há rotinas de manutenção diárias como prevenção contra possíveis falhas.

Por fim, a Prefeitura da UFRJ vem acompanhando a recuperação do estudante de Psicologia e esclarece que ele recebeu pronto atendimento no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), recebeu alta e passa bem na casa dos pais, que foram imediatamente informados do incidente. A Prefeitura da UFRJ estima o pronto restabelecimento do rapaz e conta com a colaboração de todos na tarefa de tornar a UFRJ um local mais seguro.