Trajetória do Correio da Manhã é tema de pesquisa

A estudante Carolina Silva de Assis, da Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), apresentou na Jornada de Iniciação Científica dessa quinta-feira, 8/10, o trabalho “O Correio da Manhã no processo de modernização e concentração da imprensa carioca nos anos 1960-1970”, com orientação da professora da ECO Ana Paula Goulart.

A pesquisa analisa a trajetória do jornal Correio da Manhã, o qual, segundo a estudante, sintetiza as mudanças ocorridas entre 1960 e 1970, mais especificamente os processos de modernização e concentração da imprensa. O jornal chegou a ser o maior  do Rio de Janeiro, e foi marcado por suas fortes opiniões políticas.

No entanto, com o advento da imprensa informativa e a adoção do “lead” pelos grandes jornais, o modelo opinativo defendido pelo Correio da Manhã entrou em declínio. A isso se somam a estagnação do jornal frente à modernização dos demais e a censura durante a ditadura militar, culminando com o fechamento  em 1974.