A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu, nesta quinta-feira (21/02) a visita de Alexis T. Bell, professor de engenharia química da Universidade da Califórnia e referência internacional na área de catálise.
Convidado pelo Programa de Engenharia Química (PEQ/Coppe) da UFRJ, Bell discutiu as relações entre composição e estrutura do catalisador e sua performance, mostrando os desafios dos métodos experimentais e teóricos para a análise das reações químicas.
“A intrínseca atividade e seletividade dos catalisadores são determinadas pela sua composição e estrutura. Avanços em métodos de caracterização de catalisadores têm nos levado a um nível de detalhe sem antecedentes. No entanto, mesmo com este nível de caracterização, é difícil estudar a fundo as relações entre composição e geometria e atividade e seletividade”, constatou.
Os catalisadores são substâncias adicionadas às reações químicas que modificam a velocidade do processo em andamento. Embora não sofram nenhuma alteração permanente em sua composição, eles podem sofrer variações quanto à sua natureza física.