Categorias
Meio Ambiente

Sustentabilidade reconhecida

UFRJ vai a São Paulo receber prêmio por iniciativas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) esteve presente na cerimônia de entrega dos certificados do Selo ODS Educação 2023. O evento ocorreu no dia 5/3, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), em São Paulo. A premiação reconhece projetos da UFRJ que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para Graciella Faico, que integrou a comitiva, foi “muito legal ver a participação da UFRJ brilhando nesse evento”. Faico integra a Equipe de Sustentabilidade do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho (GID) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PR-2). Quase 40 instituições de ensino públicas e privadas participaram da certificação com 360 projetos e 889 ações de impacto positivo. A UFRJ está entre as instituições de ensino que mais tiveram projetos certificados, com 38 iniciativas.

Para promover o reconhecimento das nossas ações de extensão que garantiram o selo ODS, a UFRJ realizará um evento no dia 10/4, das 14h às 18h, no Salão Pedro Calmon, do Palácio Universitário da Praia Vermelha. “Convido a todos a participarem. É importante compartilhar experiências diversas alinhadas à Agenda 2030”, destaca Graciella.

A premiação deste ano, organizada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), contou com uma mesa-redonda com o tema Diálogos sobre os ODS na Educação. A atividade teve a presença de representantes da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), da Rede Estratégia ODS e do Programa Cidades Sustentáveis.  

O selo foi idealizado pelo Instituto Selo Social em parceria com o Programa UnB 2030 e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 no Brasil (GTSC A2030). A Agenda é um plano de ação para melhorias socioambientais no mundo todo até 2030. 

*Sob supervisão do jornalista Sidney Rodrigues Coutinho