Nossa Gente

Importância feminina na ciência é tema de debate no Dia Internacional da Mulher

O auditório da Inovateca, situado no Parque Tecnológico da UFRJ, abrigou o evento Mulheres e Ciência, reunindo personalidades femininas dos meios acadêmico e político.  O debate, que buscou destacar o papel da mulher na sociedade e na ciência, aconteceu nesta sexta-feira, 8/3, data em que ocorrem diversas homenagens às mulheres. O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, participou da mesa de abertura junto com a vice-reitora, Cássia Turci, a deputada estadual (PCdoB) Dani Balbi e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), João Torres.

Para Cássia, o ideal seria que não fosse mais necessário discutir a importância da mulher na ciência. No entanto, ainda é preciso realizar debates sobre o tema. “Nós temos hoje, na gestão de nossa universidade, um grande número de mulheres. Mas precisamos tornar o ambiente menos machista, e esse é o nosso papel”, afirmou. De acordo com o reitor, as mulheres ainda precisam lutar muito contra as adversidades do cotidiano para conseguirem se destacar nesse universo, como é o caso da dupla jornada, como mães e pesquisadoras, “mas elas estão conseguindo brilhantemente”, ressaltou.

A mesa-redonda contou com a presença da presidente da Capes e ex-reitora da UFRJ, Denise Pires, da presidente da Comissão de Equidade da Faperj, Letícia de Oliveira, do presidente da Faperj, Jerson Lima, da deputada estadual (PT) Elika Takimoto e da secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque.

Letícia falou do trabalho da Fundação de Fomento às Pesquisas e sobre o que pode ser feito para alavancar a participação feminina. “Como presidente da Comissão de Equidade da Faperj, estamos implementando ações para minimizar este problema, e neste ano relançamos o edital Meninas e Mulheres para incentivar as mulheres na ciência.”

Confira a transmissão na íntegra pelo link

Sob supervisão do jornalista Sidney Rodrigues Coutinho