Categorias
Pelo Campus

Manual do Calouro UFRJ

Os 10 pontos fundamentais para os primeiros passos na Universidade

Nesta semana, mais de cinco mil novos graduandos passam a integrar o cotidiano da maior universidade federal do país. Pensando em solucionar algumas questões pertinentes à vida acadêmica, o Conexão UFRJ preparou um pequeno manual para este momento tão importante para os estudantes: a entrada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Quando fizer fotos com seus amigos na UFRJ, use #ufrj e marque a página da Universidade (@ufrj.oficial) e do Panorama UFRJ (@panoramaufrj) | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

1. Já realizei a matrícula e a inscrição em disciplinas. Qual é o próximo passo?

Sendo oficialmente um calouro da UFRJ, é fundamental se familiarizar com o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Afinal, é por ele que o estudante atualiza seus dados pessoais sempre que necessário, inscreve-se em disciplinas e emite documentos acadêmicos.

Um dos primeiros passos para ser um calouro da UFRJ é se familiarizar com o Siga | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

Além do acesso pelo navegador, o sistema também está disponível para download gratuito em tablets e celulares (Android e iOS).

2. Quantos campi a UFRJ tem?

Ao todo, a Universidade conta com quatro campi. São eles:

  • Cidade Universitária
  • Praia Vermelha
  • Duque de Caxias
  • Macaé

Há também outras unidades extracampi, como a Faculdade de Direito ou a Escola de Música, ambas no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Confira aqui os mapas dos campi e outras informações sobre todos os espaços da Universidade.

3. Quais são os três pilares da UFRJ?

A atuação da Universidade se dá em três áreas: no ensino, na pesquisa e na extensão. Em diversas áreas do conhecimento, a UFRJ é referência, por isso é considerada a melhor federal do país. A Universidade também conta com 1.456 laboratórios e um Parque Tecnológico, com 350 mil metros quadrados, onde se fomenta a inovação e a interação com grandes empresas. 

A extensão universitária é composta por ações de cunho educativo, cultural, científico e político, que aproximam a UFRJ da sociedade. É possível ser bolsista de extensão por meio do Programa Institucional de Fomento Único de Ações de Extensão (Profaex). 

Ensino de excelência da UFRJ é reconhecido internacionalmente | Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

O estudante recebe recursos financeiros para desempenhar as funções de bolsista. Também existem outros programas ligados a atividades culturais, à pesquisa e ao apoio ao ensino. Entre as principais bolsas oferecidas, estão as seguintes: 

  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic)
  • Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural (Pibiac)
  • Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação (Paealig) 
  • Bolsa Monitoria
  • Bolsa Monitoria de Apoio Pedagógico 

4. O campus da Cidade Universitária conta com transporte coletivo e gratuito?

Sim. A Prefeitura Universitária é responsável pela gestão e fiscalização do transporte coletivo e gratuito oferecido pela UFRJ. Além de funcionar de segunda a segunda, inclusive em feriados, o transporte oferece acesso a todas as unidades hospitalares da instituição, administrativas, de serviços, ensino e pesquisa e aos demais locais com atividades instaladas no campus, incluindo a Residência Estudantil e a Vila Residencial.

Ônibus circulam internamente pelo campus Cidade Universitária e também há linhas intercampi | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Os moradores da Zona Norte e Oeste do Rio conseguem chegar ao campus da Cidade Universitária de ônibus. Há diversas linhas que se conectam ao Terminal do BRT Aroldo Melodia. E, com a inauguração recente do BRT Transbrasil, que liga Deodoro ao Centro do Rio num trecho de 26km, esse acesso à Cidade Universitária ficará ainda mais fácil. A Prefeitura do Rio também inaugurou o Terminal Intermodal Gentileza, que integra o corredor Transbrasil a 22 linhas de ônibus municipais e ao VLT.

5. Como funcionam os Restaurantes Universitários?

Os Restaurantes Universitários (RUs) buscam oferecer alimentação equilibrada (almoço e jantar) e acessível para apoiar a permanência dos estudantes no espaço universitário. Ao todo, são nove restaurantes: Unidade Central, Centro de Tecnologia (CT) 1 e 2, e Faculdade de Letras, na Cidade Universitária; Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), no Centro; Praia Vermelha; dois em Macaé; e Caxias − esse último oferece apenas almoço. Para atender ainda mais os alunos, o bandejão do CT 2 foi inaugurado no dia 18/3.  

Alimentação saudável e de qualidade é presença confirmada nos cardápios dos RUs da UFRJ | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

Atualmente, cada refeição custa apenas R$ 2,00. Existe a possibilidade de isenção de pagamento a partir de auxílios da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7). Consulte o guia da PR-7 para o calouro.

Para conferir o cardápio e os endereços, basta acessar o site do RU ou baixar o aplicativo (Android e iOS).

6. O que são as pró-reitorias e como elas podem ajudar?

A UFRJ tem sete pró-reitorias que auxiliam a Reitoria no desempenho de suas funções. Cada uma delas possui foco específico: 

  • Pró-Reitoria de Graduação (PR-1): trata dos assuntos ligados aos estudantes de graduação, como matrículas, diplomas etc. 
  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PR-2): é responsável pela coordenação dos cursos de pós-graduação e pelo que diz respeito aos pós-graduandos. 
  • Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3): cuida do planejamento estratégico, físico, financeiro e orçamentário da UFRJ. 
  • Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4): trata dos assuntos ligados aos servidores, técnicos e docentes, ativos e inativos. 
  • Pró-Reitoria de Extensão (PR-5): é responsável pelas atividades de extensão da Universidade, como cursos, programas, projetos e outras atividades culturais que façam interação com a comunidade externa à UFRJ.
  • Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6): cuida das atividades relativas à administração dos serviços gerais da Universidade − aquisição de materiais e equipamentos, licitações e contratos de serviços, administração dos bens do patrimônio, entre outras. 
  • Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7): tem como foco principal as políticas estudantis que visam à permanência dos estudantes na Universidade.

7. Quais são os auxílios estudantis que a UFRJ oferece e como consegui-los?

Atualmente, a Universidade dispõe de seis tipos diferentes de auxílios. São eles:

  • Auxílio Alimentação
  • Auxílio Educação Infantil
  • Auxílio Material Didático
  • Auxílio Moradia 
  • Auxílio Permanência
  • Auxílio Transporte (Intermunicipal, Municipal I e Municipal II) 
Benefícios auxiliam comunidade universitária a evitar a evasão | Foto: Raphael Pizzino (SGCOM/UFRJ)

Todos esses benefícios fazem parte da Política de Assistência Estudantil da PR-7. O programa é destinado a estudantes que ingressam em cursos de graduação presencial da UFRJ, seja pela política de ação afirmativa, seja pela ampla concorrência, desde que comprovem possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Para concorrer, o aluno deve se inscrever nos processos de seleção. Os editais são publicados no site da PR-7 e contêm todas as informações sobre o processo de seleção (prazos, procedimentos, documentação socioeconômica a ser apresentada).

8. Precisa de alguma orientação específica?

Para questões relacionadas às inscrições em disciplinas, à solicitação de documentos ou para tirar dúvidas sobre o curso, busque a secretaria da sua unidade. Caso venha a ter dificuldades com os estudos, a Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (Coaa) pode te ajudar. Formada por professores e alunos, a Coaa é responsável por auxiliar os estudantes na criação de um plano de estudos, por realizar reuniões para aconselhamento e por acompanhar o desempenho acadêmico dos orientandos. 

Estudantes têm suporte acadêmico | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

9. Como conseguir vaga na Residência Estudantil da UFRJ?

Localizada no campus da Cidade Universitária, a Residência Estudantil da UFRJ dispõe de 504 quartos para estudantes, distribuídos igualmente em dois blocos – feminino e masculino. 

A Residência Estudantil da UFRJ é um importante instrumento de permanência na Universidade | Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Anualmente, sempre no início do primeiro período letivo, a Divisão de Assistência ao Estudante (DAE) organiza um rigoroso processo de seleção dos candidatos às vagas. A concessão inicial do benefício é feita a partir da avaliação das condições socioeconômicas e da distância do local de moradia do aluno e da família dele. Além da vaga na Residência Estudantil, o ingressante também recebe a Bolsa Manutenção para custear suas despesas de alimentação e transporte.

É importante reforçar que os estudantes não contemplados podem solicitar o Auxílio Moradia, que consiste em um benefício financeiro mensal.

Para mais informações, consulte o Regimento Interno da Residência Estudantil da UFRJ.

10. Vi algo errado na UFRJ. A quem devo me reportar?

A Ouvidoria da UFRJ está aberta para ouvir críticas, sugestões, elogios e dúvidas sobre a instituição. Disponível de segunda a sexta, das 9h às 16h, por e-mail (ouvidoria@reitoria.ufrj.br) ou telefone (+55 21 3938-0653), a unidade busca facilitar o diálogo entre as pessoas e a Universidade. Outras formas de contato: Sistema Fala.Br e WhatsApp: (21) 99782-4462.

As mulheres contam com um canal especial para enviar denúncias, a Ouvidoria da Mulher, que tem como objetivo combater os casos de assédio e violência de gênero na Universidade. A instância fica hospedada na mesma estrutura da Ouvidoria da UFRJ.

Para informações sobre a instituição, fique ligado no Conexão UFRJ, o site de notícias da Universidade.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão dos jornalistas Victor França e Sidney Rodrigues Coutinho.