Pelo Campus Saúde

Nísia Trindade participa de inauguração de Centro de Engenharia da Saúde

Ministra da Saúde e professores da UFRJ se reuniram em cerimônia que homenageou Fernando Infantosi, idealizador do projeto

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, em 6/11, da inauguração do Centro de Engenharia da Saúde e do Núcleo de Tecnologia e Inovação em Engenharia Biomédica (NTIEB), no Centro de Tecnologia 2. Os espaços, vinculados ao Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), fazem parte do desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde da UFRJ.

Durante a cerimônia, estiveram presentes o reitor, Roberto Medronho; a vice-reitora, Cássia Turci; o decano do CT, Walter Suemitsu; a diretora da Coppe, Suzana Kahn; e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Na ocasião, os professores Guilherme Travassos, Leda Castillo e Luciano Menegaldo, professores da Coppe, apresentaram as iniciativas e os projetos em Engenharia Biomédica que poderão ser beneficiados com a inauguração do Centro.

Segundo Trindade, a inauguração do Centro de Engenharia da Saúde vai na direção dos esforços do Governo Federal e do Ministério da Saúde na construção do Complexo Industrial Econômico da Saúde.

“Queremos que o ecossistema de inovação possa impactar a sociedade de forma positiva. A inovação não se contrapõe à tradição, mas à rotina e ao que se faz sem agregar valor.”

A ministra também celebrou o crescimento de projetos interdisciplinares que agregam diversas áreas do conhecimento e destacou a importância de que esses esforços possam ser utilizados em favor do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essas iniciativas passam pelos laboratórios, pelos centros de pesquisa, por estudos interdisciplinares com as humanidades. É o momento de trabalharmos em conjunto com as universidades”, defendeu.

Medronho concordou que a interdisciplinaridade é o caminho para encontrar soluções tanto na saúde quanto em outras áreas.

“A ciência e a tecnologia são duas das principais ferramentas para alcançarmos uma maior igualdade social”, afirmou.

Fotografia da entrada do Centro de Engenharia da Saúde. Ao centro, a ministra da Saúde Nísia Trindade, Roberto Medronho, Suzana Kahn e a família do professor Fernando Infantosi cortam a faixa de inauguração do espaço.
Família do professor Fernando Infantosi participa de inauguração | Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

O evento homenageou Fernando Infantosi, professor da Coppe e idealizador do projeto, falecido em 2016. A família de Infantosi esteve presente na cerimônia e inaugurou uma placa em tributo ao professor.

Sobre o Centro de Engenharia da Saúde

O Centro de Engenharia da Saúde promoverá o desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde, na realização integrada com as mais diversas áreas de pesquisa da UFRJ. A iniciativa tratará de projetos e da materialização de soluções para o desenvolvimento e implementação de tecnologias de ponta, sistemas eletrônicos, softwares, novos materiais, miniaturização e dispositivos óticos a serem endereçados a questões como os custos na área da saúde, a qualidade e a segurança dos procedimentos médico-hospitalares, a atenção ao envelhecimento populacional e a gestão hospitalar e laboratorial.

Fotografia mostra, em primeiro plano, um computador com gráfico. Ao fundo, um homem de short está com sensores de movimento pelo corpo.
Laboratórios poderão ser utilizados por pesquisadores da UFRJ e de outros centros de pesquisa | Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)

A criação de um ecossistema de inovação em saúde se espelha no conceito dos ecossistemas de negócios ou empresariais e na influência que passaram a exercer para o desenvolvimento da inovação ao redor do mundo. Os pesquisadores contarão com laboratórios equipados com tecnologias de ponta, proporcionando novas ferramentas que atenderão a linhas de pesquisa, na fronteira do conhecimento, em áreas como interface cérebro-computador, utilização de braços robóticos, reabilitação de pessoas com deficiência.

Conheça mais sobre o centro e o NTIEB no site da Coppe.