UFRJ levará alunos para a Bienal do Rio

Feira terá mais de 300 atrações nacionais e internacionais do mundo literário

A Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (Decult) da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7) oferecerá transporte para os universitários da UFRJ irem à Bienal do Livro nos dias 5/9 e 6/9. A ação faz parte do projeto Trajetos Culturais, que visa facilitar o acesso dos estudantes a equipamentos culturais. Os ônibus sairão dos campi de Duque de Caxias, da Praia Vermelha e da Cidade Universitária da Universidade. As inscrições vão até às 17h de segunda-feira, 28/8. É preciso ser aluno de graduação e pós-graduação com matrícula ativa e maior de 18 anos para ter direito ao transporte.

O projeto conta com o apoio da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Suporte Acadêmico (Codesa/UFRJ) e da Prefeitura Universitária. São 105 vagas no total, que variam dependendo do dia e do campus. Os estudantes que receberam o Vale Cultura poderão utilizá-lo na Bienal. Esse voucher é uma ajuda de custo para incentivar a participação em atividades culturais e a compra de livros. Para Rosilene Ramos, diretora da Decult, levar os alunos para a Bienal representa a concretização de um trabalho de meses para “criar atividades que invistam também no lazer, no bem-estar e na qualidade de vida do(a) estudante, para além das responsabilidades acadêmicas diárias”.

“O intuito é o incentivo à Cultura e que os estudantes possam aproveitar esse momento para curtirem um evento que movimenta a cidade”, ressalta.

Celebrando 40 anos de existência, a Bienal irá explorar a relação entre os livros e a comunicação multiplataforma. Por isso, traz rodas de conversa, palestras e entrevistas com quem atua em diferentes formatos, como em novelas, no jornalismo e nas mídias sociais. A feira terá mais de 300 convidados, entre eles Conceição Evaristo, autora de livros como Olhos D’água e Ponciá Vicêncio e ex-aluna da UFRJ; Julia Quinn, criadora dos romances de Bridgerton; Ailton Krenak, ambientalista e filósofo que já participou do Festival do Conhecimento da Universidade; e Maurício de Sousa, que comemora os 60 anos da personagem Mônica, cujos direitos autorais são assegurados pela Escola de Belas Artes.

A Bienal do Livro é paga: o valor da meia-entrada para estudantes é de R$ 19,50. O aluno pode comprar o ingresso na hora ou por este site. Interessados em visitar o evento por meio do projeto Trajetos Culturais devem se inscrever por este link. Cada aluno só poderá se inscrever para uma das datas. Caso o número de inscritos seja superior à capacidade do transporte, ocorrerá sorteio. O resultado da seleção sai em 29/8. Em caso de dúvidas, envie e-mail para decult@pr7.ufrj.br.

Datas e horários

5/9

Campus Praia Vermelha

Horário de saída do campus: 9h30