Cultura Pelo Campus

Festival do Conhecimento busca unir futuro e passado

Com o tema Do Ancestral ao Digital, evento reunirá mais de 800 atividades

De 29/8 a 2/9, a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) realizará a 3ª edição do Festival do Conhecimento, reunindo saberes tradicionais e universo digital. Cerca de 800 atividades da comunidade acadêmica acontecerão virtualmente, como oficinas e minicursos, que contarão com o protagonismo de personalidades indígenas nos debates sobre produção de conhecimento, Amazônia e justiça climática. Com expectativa de reunir 15 mil pessoas, o evento também discutirá varíola dos macacos, metaverso e combate às fake news, entre outro temas.

A edição traz nomes importantes da atualidade: o ambientalista Ailton Krenak; o padre Júlio Lancellotti; a influenciadora indígena Samela Sateré Mawéa; o sociólogo Boaventura Souza Santos; a jornalista Flávia Oliveira; o virologista da UFRJ Amilcar Tanuri; a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; e a educadora Eliane Potiguara, embaixadora da paz pela ONU. A abertura oficial, que será realizada pela reitora Denise Pires de Carvalho, terá ainda a participação da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e de outros convidados de peso para um Ato em Defesa das Universidades Públicas. No mesmo dia, o campus da Praia Vermelha receberá uma programação musical, com apresentações da banda Biltre, da cantora Marina Iris e do DJ Gustavo Goranmo, no Teatro de Arena da UFRJ, a partir das 18 horas.

Para a reitora, o Festival do Conhecimento é um evento que oxigena a forma de buscar soluções para o presente e para o futuro. “A UFRJ expande os seus próprios horizontes quando dialoga com tanta gente diversa, de dentro e de fora da Universidade e de outras partes do Brasil e do mundo”, defende Denise. Para isso, a edição abordará temas como as ciências, o meio ambiente e a saúde, a educação, a negritude, os povos originários, dentre outros, que serão debatidos por cientistas, pesquisadores, artistas, parlamentares, professores, estudantes e técnicos da maior universidade pública do Brasil em todos os campos do conhecimento.

Além de a programação contar com cursos, lançamento de livros, exibição de filmes e mesas no formato virtual, haverá também apresentações musicais presenciais, todas gratuitas e abertas ao público. A pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, acredita que o festival produz impacto social e ajuda a pensar em soluções para o presente e o futuro: “O percurso do ancestral ao digital não é uma via de mão única. Pelo contrário: hoje todas essas visões de mundo são contemporâneas e precisam ser integradas”.

Festival do Conhecimento

O Festival do Conhecimento é o maior evento virtual da instituição e teve sua primeira edição em 2020 com o tema Universidade Viva’, comemorando os 100 anos da UFRJ e discutindo a vida em tempos de crise. Em 2021, o evento abordou os Futuros Possíveis pós-pandemia e os desdobramentos da crise sanitária no Brasil e no mundo. Nesta 3ª edição, o tema é Do Ancestral ao Digital, cuja proposta é reunir saberes ancestrais e inovações do universo digital a fim de buscar soluções para os problemas da sociedade atual, celebrando o encontro de saberes no entendimento do mundo e nas discussões do presente urgente.

As inscrições estão abertas até o dia 2/9 no site festivaldoconhecimento.ufrj.br. Todos podem participar. Quem se inscrever receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e no Youtube.

Youtube da Extensão

Youtube da UFRJ