Institucional

UFRJ e Prefeitura do Rio formarão estudantes para atuarem em Naves do Conhecimento

Objetivo é promover impacto social e qualificar a formação

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) capacitará estudantes, professores e técnicos-administrativos da instituição para desenvolverem atividades em nove Naves do Conhecimento das Zonas Norte e Oeste do Rio. O projeto UFRJ na Ciência e Tecnologia tem por objetivo promover impacto social e qualificar a formação dos estudantes.

“Esse projeto está muito afinado com o que a Extensão da UFRJ busca, que é integrar a Universidade e demais grupos sociais a partir de uma troca de saberes. Além de possibilitar que estudantes vivam experiências práticas no campo da ciência, tecnologia e inovação, a parceria impacta e promove a transformação  social nos territórios”, afirmou Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.

Ivana Bentes é pró-reitora de Extensão da UFRJ | Foto: Artur Moês (UFRJ)

O projeto é dividido em duas fases. A primeira inclui o público em geral. Nela, serão selecionadas 300 pessoas para um curso livre envolvendo ciência, tecnologia e inovação. Já na segunda etapa, exclusiva para alunos, professores e técnicos-administrativos da UFRJ, os participantes desenvolverão atividades práticas, em bairros como Santa Cruz, Madureira e Irajá, para construir soluções de problemas locais, estimulando o envolvimento da própria comunidade na formulação de políticas públicas.

Tatiana Roque é secretária municipal de Ciência e Tecnologia do Rio | Foto: Reprodução

“Esse é um projeto que expande o alcance da Universidade para além da sala de aula. É justamente a vocação das Naves funcionar como equipamentos que estimulam ações colaborativas e criativas em prol da educação e da ciência”, explicou Tatiana Roque, secretária da SMCT.

Linhas de atuação

O curso de extensão da primeira etapa tratará de temas como inclusão digital, ciência e tecnologia no cotidiano, inovação científica e gestão pública. Serão oferecidas 160 vagas para o público em geral.

Na segunda etapa, serão 140 vagas exclusivas a estudantes, professores e técnicos-administrativos da UFRJ. Além da atuação nas Naves do Conhecimento e na SMCT, serão selecionados 50 integrantes para participar de reuniões semanais, mentorias, apresentações de projetos e ações.

As duas fases serão conduzidas com base em seis linhas temáticas, voltadas a desenvolver e qualificar políticas públicas ligadas à ciência e tecnologia. São elas:

• linha 1: impactos territoriais;
  • linha 2: vocações locais;
  • linha 3: inovação científica;
  • linha 4: formação e capacitação (em tecnologia, inovação e promoção da ciência);
  • linha 5: atividades culturais;
  • linha 6: apoio à gestão pública.

As inscrições irão até 10/8.

Acesse aqui para a inscrição de estudantes, técnicos-administrativos e docentes da UFRJ.

Acesse aqui para a inscrição do público em geral.

Em caso de dúvidas, envie e-mail para ufrjnacienciaetecnologia@gmail.com.

Com informações da Prefeitura do Rio.