Nossa Gente

Estudante da UFRJ conquista prêmio do Desafio LED 2023

Idealizada por Maria Eduarda de Carvalho, plataforma Entre Pontos busca aproximar alunos e oferecer segurança no trajeto até as instituições de ensino

A estudante Maria Eduarda de Carvalho, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Poli/UFRJ), foi uma das vencedoras da edição de 2023 do Movimento LED – Luz na Educação, organizado pela TV Globo e pela Fundação Roberto Marinho, nos dias 16 e 17/6, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR).

Aos 19 anos, a moradora de Niterói e estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFRJ, na cidade do Rio, percebeu que o caminho até a faculdade é cheio de obstáculos. Em seu discurso de apresentação no festival, ela relatou que a rotina desafiadora entre um município e outro acontece desde os tempos da escola, quando estudava no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), localizado no bairro do Maracanã.

“Uma coisa que eu não conseguia imaginar na época, apesar de toda a felicidade, seria o desafio diário de chegar até o colégio. O problema, como muitos de vocês podem imaginar, não era o trânsito ou a distância, mas o medo que eu tinha. Eu morava longe, e às 5h10 da manhã era o horário que eu já estava no ponto. E 5h10 era um horário terrível pra mim. Era quando eu ficava sozinha na rua, esperando o ônibus chegar”, disse.

“[…] Agora todo mundo aqui, fechem seus olhos e, por cinco segundos, se imaginem nesta situação: estudantes com medo de estudar. Será que teria alguma forma de a gente mudar essa situação? Será que teria alguma coisa que pudesse ter me feito sentir mais segura na época?”, indagou Maria Eduarda ao público do LED.

Pensando em solucionar esse cenário, a estudante desenvolveu o aplicativo Entre Pontos, que tem como objetivo incentivar a mobilidade em transportes públicos e oferecer a alunos que compartilham a mesma rota um percurso cada vez mais seguro e conectado, sem a divulgação explícita de dados pessoais e com indicações de perfis da própria plataforma.

Mas antes de vencer na categoria “Me dá uma luz aí!”, que busca premiar “estudantes universitários que apresentem soluções criativas para problemas educacionais reais vividos dentro de escolas ou universidades”, a aluna da UFRJ encarou uma seletiva com duas mil propostas inscritas, na qual apenas 80 foram selecionadas.

Em entrevista ao Conexão UFRJ, Maria Eduarda reforçou que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 28,8% dos brasileiros sentem medo de andar sozinhos nas ruas. Esse percentual é ainda mais preocupante ao anoitecer, totalizando 51,7% e atingindo mais da metade da população.

“Eu imagino que muitas pessoas devam sair mais cedo da faculdade e da escola para não pegar o ônibus tão tarde. É algo que atrapalha a saúde mental, gera ansiedade e acaba fazendo você perder aula. Então eu entendi isso como um problema muito grande”, disse a estudante da Poli/UFRJ.

Na última etapa do desafio, Maria Eduarda se destacou diante dos outros quatro finalistas e conquistou, além da primeira colocação entre os jurados, uma premiação no valor de R$ 85 mil para investir no projeto.

Conheça o Entre Pontos, app vencedor do Desafio LED 2023

Utilizando a tecnologia como um agente de transformação social, a plataforma Entre Pontos busca oferecer aos estudantes um ambiente digital seguro e com uma linguagem simples e intuitiva, contando com uma verificação de identidade e matrícula dos usuários no ato do registro por uma equipe capacitada, a fim de evitar a entrada de pessoas mal intencionadas e limitar o uso apenas aos estudantes.

Além disso, o usuário do aplicativo também encontrará diversos recursos que podem aumentar o sentimento de segurança ao esperar o seu meio de transporte, como pontos de encontro marcados pelos próprios alunos, a fim de formar grupos de pessoas com destinos parecidos, e um mapa com a localização em tempo real. Na intenção de construir uma rede de vínculos confiáveis, a plataforma também pretende disponibilizar algumas opções de conexão entre usuários com interesses comuns.

Com o apoio do Laboratório de Empreendedorismo e Novos Negócios (Labgn2), da Poli/UFRJ, a Entre Pontos ainda se encontra em fase de desenvolvimento e está com um formulário aberto para o recrutamento de estudantes com habilidades em computação e desenvolvimento de aplicativos. Para saber mais sobre a plataforma, confira o vídeo com o protótipo do aplicativo, submetido por Maria Eduarda de Carvalho nas fases iniciais do Desafio LED 2023.

*Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França.