Pelo Campus

Encontro de Comunicadores 2023 tem seu primeiro dia de atividades

Na abertura do evento, palestrantes destacaram a importância da implementação da Política de Comunicação da UFRJ

Ontem, 3/7, a Universidade Federal do Rio de Janeiro realizou o primeiro dia do Encontro de Comunicadores da UFRJ 2023. A iniciativa, idealizada e produzida pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), reúne profissionais, pesquisadores da área da Comunicação e integrantes dos Grupos de Trabalho que participam do processo de elaboração da Política de Comunicação da UFRJ, documento que visa criar diretrizes para a área na UFRJ. O Encontro vai até o dia 7/7 com diversas atividades on-line.

O primeiro dia de evento foi realizado de forma presencial e teve na mesa de abertura a presença de Roberto Medronho, reitor da UFRJ, e Cássia Turci, vice-reitora eleita, além de Vanessa Almeida e Pâmella Cordeiro, coordenadoras executivas da Política de Comunicação da Universidade. Como palestrantes, Thaiane Oliveira, pesquisadora e superintendente de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, debateu sobre Divulgação da Ciência e da Inovação, e Isabela Pimentel, mestre em criação e produção de conteúdos digitais pela UFRJ e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), falou sobre Comunicação Organizacional e Comunicação Universitária.

Thaiane ressaltou a importância de uma política de comunicação para valorizar a soberania das universidades, exaltando seu impacto social, principalmente na ciência. Isabela reforçou como as diretrizes são essenciais para promover uma comunicação integrada e estratégica que dê conta de todas as demandas sociais e operacionais, abrangendo assuntos como de acessibilidade e inclusão e garantindo em seu escopo pesquisas de público – úteis para definir como as instituições se comunicarão com a sociedade. Assista às palestras completas no Youtube.

Hoje, o Encontro de Comunicadores 2023 da UFRJ será realizado on-line e recebe grandes referências na comunicação e assessoria de imprensa. A partir das 11h, a professora Margarida Kunsch, da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre Comunicação Organizacional: Públicos Estratégicos e Comunicação com os Públicos Internos. Já às 14h, o pesquisador Jorge Duarte, da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) participa da mesa Relacionamento com a Mídia e com Fontes.  Acesse a sala virtual do Encontro para assistir às mesas: bit.ly/encontroufrj2023.

O evento continua até sexta-feira. Acompanhe a programação completa na página do Encontro de Comunicadores da UFRJ 2023.

*Sob supervisão da jornalista Vanessa Almeida