Roberto Medronho toma posse como reitor da UFRJ

Professor conduzirá maior universidade federal do país até julho de 2027

Atualizado às 9h23 de 10/7/2023

O professor Roberto Medronho tomou posse na tarde desta sexta-feira (7/7) no cargo de reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em cerimônia realizada no Ministério da Educação (MEC) e transmitida pelo Canal Educação.

Em seu discurso, Medronho elogiou a gestão de Denise Pires de Carvalho, ex-reitora da UFRJ. Ela foi convidada pelo Governo Federal para ser secretária de Educação Superior do MEC faltando seis meses para o fim de seu mandato à frente da Universidade. Em seu lugar, ficou o vice-reitor Carlos Frederico Leão Rocha, professor do Instituto de Economia.

O novo reitor se disse engajado para o desafio.

“Estamos com muita energia, com muita vontade de fazer o melhor por esse país. Nós somos servidores públicos. Precisamos ajudar o nosso presidente Lula a reconstruir essa nação. O amor venceu o ódio. A esperança venceu o medo. Temos um compromisso inarredável de ajudar o nosso presidente nessa grande frente. O Brasil voltou. O seu povo está sorrindo. Nada melhor para refletir o início dessa jornada com aquela belíssima e emocionante cena de pessoas subindo a rampa do Palácio com o nosso presidente”, disse Medronho.

Roberto Medronho é reitor da UFRJ | Foto: Luis Fortes/MEC

Cada centavo que for investido na UFRJ voltará de forma exponencial em benefícios à nossa sociedade.

Roberto Medronho, reitor da UFRJ

O novo reitor da UFRJ também rememorou o fato de a Universidade ter avançado na questão étnica em seu corpo social, no que se refere à inclusão. “Quando eu olho para os alunos da Medicina e vejo que o perfil sociodemográfico é muito semelhante ao da nossa população, fico muito emocionado. (…) hoje, nós temos a população negra se formando como médico, engenheiro, advogado… Isso faz toda a diferença e estamos dispostos a aprofundar”, ponderou.

“A UFRJ, que sempre se posicionou em prol da democracia, da autonomia universitária, ao lado da população, contra toda forma de opressão, estará aqui ao seu lado, ministro [Camilo Santana], ao lado do presidente Lula, ao lado de todos os que hoje prezam pela democracia e pelo progresso deste país, pelo humanismo e contra toda forma de discriminação odiosa que foi fomentada pela maior autoridade deste país. Estaremos nessa luta em prol da saúde, da esperança, da educação, rumo a um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário, mais sustentável e mais saudável”, concluiu Medronho.

Durante a solenidade, Denise; o ministro da Educação, Camilo Santana; e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck fizeram votos de sucesso ao professor.

Quem é Roberto Medronho

Medronho é professor titular da Faculdade de Medicina (FM) e foi coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da FM de 2011 a 2020 e também do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 (GT-Coronavírus) da UFRJ. É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Outros reitores empossados

Também tomaram posse nesta sexta-feira: Silvério de Paiva Freitas Júnior (Universidade Federal do Cariri, UFCA), Marinalva Vieira Barbosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM) e José da Costa Filho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio).

A secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho (ao centro), posou com os novos reitores. Da esquerda à direita: José da Costa Filho (Unirio), Roberto Medronho, Denise Pires de Carvalho (MEC), Marinalva Vieira Barbosa (UFTM) e Silvério de Paiva Freitas Júnior (UFCA) | Foto: Luis Fortes/MEC

Transmissão dos cargos

A cerimônia de transmissão dos cargos de reitor e vice-reitora da UFRJ acontecerá no dia 4/8, no Auditório Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia da UFRJ. Para a solenidade, são esperadas personalidades acadêmicas, políticas e artísticas.