Institucional

Ensino de excelência: UFRJ mantém nota máxima no Índice Geral de Cursos, do Inep

Avaliação é realizada anualmente com base nas notas do Enem, Enade e de outros indicadores

De acordo com os resultados dos indicadores de qualidade da educação superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última terça-feira, 28/3, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conquistou conceito 5, o nível mais alto na avaliação geral, e segue se destacando como uma das instituições de maior referência no país, com 4,138 no índice contínuo do triênio.

Para chegar a esse quociente, o Índice Geral de Cursos (IGC) analisa os resultados obtidos pelos estudantes universitários a partir de três perspectivas:

• a média trienal do Conceito Preliminar de Curso (CPC), obtida por meio de avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
  • a média dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

Segundo Maria Antonieta Gimenes, procuradora e pesquisadora institucional da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1/UFRJ), manter a nota máxima é muito importante, sobretudo porque a matriz orçamentária depende do conceito das universidades.

“Esse IGC 5 é realmente uma grande vitória, porque nós atravessamos nesses últimos anos uma pandemia, que foi um desafio muito grande para a Universidade − isso associado à falta de investimentos na UFRJ. Portanto parabenizo o trabalho dos coordenadores de graduação, assim como estão de parabéns os coordenadores de pós-graduação pela excelência de seus programas. É uma vitória de toda a Universidade! É uma vitória do corpo docente, do corpo discente e do corpo de servidores técnico-administrativos”, reforçou.

Na última resolução do Enade, publicada em setembro do ano passado, dos 27 cursos de graduação da UFRJ que foram avaliados, 25 conquistaram os maiores conceitos, sendo reconhecidos como muito bons (nota 4) ou ótimos (nota 5). Enquanto na pós-graduação, como noticiou o Conexão UFRJ, atualmente 47 programas oferecidos pela Universidade possuem conceitos 6 e 7 na Capes, representando um nível de excelência equivalente a padrões internacionais de qualidade.

*Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão do jornalista Victor França