Atualizado às 12h11 de 22/3/2023
O professor Vantuil Pereira se inscreveu, na tarde desta terça-feira (21/3), como candidato a reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027. Ele lidera a chapa “Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade”, sob o número 20, que tem a docente Katya Gualter como candidata à vice-reitora.
Foi a segunda inscrição recebida pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ), onde a CCP está instalada. No ato de inscrição, a chapa apresentou o programa de gestão.
“Nosso país está em franco processo de reconstrução, após anos de duros ataques à sociedade, à democracia e à universidade. Em nossa visão, para contribuir devidamente com este processo, a UFRJ precisa redesenhar estruturas, práticas e dinâmicas internas. Nosso esforço será na construção coletiva de um projeto para a UFRJ que nos mobilize e nos faça avançar. Um rumo em que a participação de toda a comunidade se revigore e se alastre, não só com o fortalecimento das discussões e das decisões colegiadas, mas também com o estímulo ao aumento da participação de todo o corpo social nas ações do cotidiano da UFRJ. Nenhuma tecnocracia, com seu consequente distanciamento da realidade viva e dinâmica da instituição, pode ser superior a isso”, diz o documento.
O programa foi formulado a partir de quatro partes centrais: o cenário nacional, a universidade brasileira e as perspectivas para a UFRJ; a UFRJ nos últimos quatro anos: um balanço crítico; reconstruir o país e redesenhar a UFRJ; eixos para a construção de um novo paradigma.
Os candidatos
Vantuil é professor associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH). Atualmente, é decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Com pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é doutor e graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi diretor do Nepp-DH entre 2012 e 2021, onde desenvolveu pesquisas sobre questões raciais no Brasil e políticas públicas. Também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos, da UFRJ. Veja currículo completo.
Katya é professora associada da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), unidade da qual é diretora desde 2016. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na UFRJ, fez graduação em Educação Física, especialização em Técnica de Dança e Coreografia e mestrado em Educação em Ciências e Saúde. Integrou a equipe que propôs os cursos de licenciatura em Dança e bacharelado em Teoria da Dança. Fundadora e coordenadora do Grupo Pesquisa em Cinema e Dança (Pecdan) e do Grupo de Pesquisa Ancestralidades em Rede (Grupar). Veja currículo completo.
Fique de olho nas datas
As inscrições de chapas ficam abertas até quarta-feira, 22/3. A homologação acontecerá em 23/3, mesmo dia em que as chapas começarão a fazer a campanha, que se estenderá até 24/4. A CCP organizará seis debates:
Data | Local |
---|---|
5/4, 16h | Auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), campus Cidade Universitária |
11/4, 17h | Salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, campus Praia Vermelha |
12/4, 15h | Auditório do Bloco B do Centro Multidisciplinar de Macaé |
13/4, 16h | Salão Nobre da Faculdade de Direito (Centro) |
18/4, 10h | Bloco A do campus Duque de Caxias |
19/4, 16h | Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), do Centro de Ciências da Saúde, campus Cidade Universitária |
A Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) fará um último debate no dia 24/4, às 9h30, em local ainda a ser confirmado, com transmissão ao vivo pelo YouTube e com participação do público.
A comunidade universitária poderá votar entre 25 e 27/4.
Acompanhe o especial Eleições UFRJ 2023 e fique por dentro do processo de sucessão da Reitoria da maior universidade federal do país.