Pelo Campus

UFRJ e Rede Jornalistas Pretos oferecem disciplina aberta ao público externo

Inscrições para o curso Cidadania e Comunicação vão até 27/3

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Rede Jornalistas Pretos (JP), promove o curso Cidadania e Comunicação em forma de disciplina para estudantes da graduação e de projeto de extensão para não graduandos da Universidade. As aulas acontecem de forma remota e síncrona (ao vivo), das 16h às 18h, às sextas-feiras, com data de início marcada para 14/4 e de término para 21/7. O curso é gratuito para os inscritos não vinculados à UFRJ, que, ao final, receberão certificado de extensão pela Universidade. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram em 27/3.

As aulas serão coordenadas pela presidente da Rede Jornalistas Pretos Marcelle Chagas e a professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ Ivana Bentes e contam com a participação de jornalistas e pesquisadores. O curso aborda as questões de igualdade, inclusão, equidade e diversidade dentro do campo da comunicação e os seus processos históricos, que se reverberam até os dias de hoje no universo da cultura digital. Segundo a professora Ivana, o objetivo dele é chamar a atenção das pessoas envolvidas com a comunicação para as pautas de igualdade, principalmente relacionadas à questão racial, para, segundo ela, fomentar a “produção de conteúdos antirracistas”. Por isso, o trabalho em conjunto com a Rede Jornalistas Pretos, que propôs a parceria, é fundamental.

“A parceria com a Rede Jornalistas Pretos é decisiva porque já é um grupo que trabalha com uma proposta de incentivo à diversidade na comunicação que, a nosso ver, é um tema urgente, tendo em vista a composição social e racial nas redações de jornais, na produção de conteúdo e até na pesquisa universitária. Por isso essa parceria da Escola de Comunicação, que forma jornalistas, comunicadores e produtores de conteúdo, com a Jornalistas Pretos nos fortalece e cria uma sinergia”, diz Ivana.

Além disso, segundo Marcelle, a proposta do curso é também demonstrar o papel fundamental da comunicação nas principais mudanças sociais e aproximá-la cada vez mais da realidade brasileira. “Quando nós falamos desse ambiente diverso que é a cultura digital, temos que analisar a interseccionalidade existente em diversos sistemas de opressão no nosso país e ter o máximo de preparação para cobrir o nosso cotidiano, a fim de que não seja uma comunicação distante da realidade. Isso também ajuda em um cenário de fake News e desinformação, porque nós produzimos uma informação mais próxima da realidade”, afirma Marcelle, que também é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

É pelo fato de contemplar debates que vão além do papel da comunicação em si que, de acordo com as professoras, o curso não é voltado apenas para os profissionais da área. Para Ivana, o curso alcança cenários atuais que atravessam a sociedade brasileira e, por isso, leva a palavra “cidadania” no título. “Hoje a própria questão do acesso aos direitos passa pelo campo da comunicação e das mídias, que são um espaço de disputa de valores e narrativas. A palavra “cidadania” está no título do curso justamente para dar ênfase na formação cidadã que interessa a qualquer pessoa e é fundamental na formação de valores”, completa.

A Rede JP busca estar sempre em diálogo com as universidades, não só oferecendo cursos, mas também ministrando palestras e disponibilizando bolsas de estudo, e visa à inserção de mais profissionais pretos, indígenas e periféricos no ambiente acadêmico e profissional. Segundo Marcelle, as principais frentes de atuação da rede são empregabilidade, educação e oportunidade e, desde 2019, promove cursos de comunicação e desenvolvimento para implementá-las. “Nós somos muito procurados por pessoas que deixaram o jornalismo ou tinham sonhos de cursar comunicação mas não se viam inseridos dentro dessa estrutura. Nosso papel com a rede é fazer com que eles consigam dizer ‘nossa, agora isso é possível para mim’, ‘olha essa gama de comunicadores parecidos comigo’, ‘eu sou capaz de atuar nessa área’”, completa Marcelle.

Inscrição

Estudantes da UFRJ devem fazer a inscrição via Siga. A disciplina está inserida como complementar de teoria, com o código ECF356.

Para não estudantes, a inscrição deve ser feita por este link.

Para receber o certificado de participação, deve-se obter no mínimo 75% de presença no curso. Estudantes da UFRJ não precisam preencher o formulário, a não ser que desejem realizar o curso como extensão.