Pelo Campus

Curso de extensão prepara alunos de ações afirmativas para a pós-graduação

Iniciativa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas oferece 40 vagas com inscrições até 28/2

A decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro abriu inscrições para o curso de extensão Preparatório para Seleções Inclusivas de Pós-Graduações (Pré-Pós – Ações Afirmativas). O curso busca contribuir para a redução das desigualdades no acesso à universidade, possibilitando o aperfeiçoamento de habilidades para a pesquisa acadêmica.

A iniciativa é voltada para grupos historicamente excluídos do ensino superior, como negros, indígenas, transgêneros, travestis, pessoas com deficiência e populações quilombolas. Além deles, o edital permite a participação de professores da educação básica, ativistas dos direitos humanos e servidores técnico-administrativos de instituições de ensino superior.

A seleção será por sorteio. Serão escolhidos 40 candidatos e outros 20 nomes formarão lista de espera para casos de desistência. No ato da inscrição, o interessado deverá se autodeclarar dentro de um dos segmentos apontados. Já para a matrícula, os professores, técnicos e ativistas deverão apresentar comprovante de vínculo institucional.

O curso terá duração de cinco meses, com início em 30/3, e ocorrerá às quintas-feiras no campus Praia Vermelha. As inscrições irão até o dia 28/2 pelo formulário disponível no site do CFCH.

Saiba mais sobre o Pré-Pós e faça a inscrição aqui.