Pelo Campus

Por mais meninas no circuito

Projeto de extensão criado por professoras do Instituto de Física da UFRJ estimula o interesse feminino por Ciências Exatas e Tecnologia. Ouça no podcast da semana!

Criado em 2013, o projeto de extensão Tem Menina no Circuito surgiu com a missão de estimular o interesse feminino por Ciências Exatas e Tecnologia, áreas que são marcadas pela baixa presença de mulheres. A iniciativa, que foi fundada pelas professoras do Instituto de Física (IF/UFRJ) Elis Sinnecker, Tatiana Rappoport e Thereza Paiva, atua em escolas do Rio de Janeiro e Minas Gerais, oferecendo oficinas, atividades de divulgação científica em praça pública e em museus. No Conexão nº 80, destacamos as atividades do projeto vencedor do Prêmio Nature para Mulheres Inspiradoras na Ciência, na categoria “Divulgação Científica”.

Na edição da semana, confira também: Universidade cria Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP) e dá início ao processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor; superqualificados, servidores públicos são atraídos pela estabilidade da função; de volta ao formato presencial, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) começa amanhã, dia 8/12.

Para conferir a transcrição deste episódio, clique aqui.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ouça “Por mais meninas no circuito” no Spreaker.

Realização: Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ
Coordenação: Vanessa Almeida