Eleições UFRJ 2023: Universidade cria Comissão Coordenadora da Pesquisa

Comissão organizará consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor para o mandato 2023-2027

Nesta quinta-feira, 27/10, o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ deu início ao processo eleitoral que escolherá reitor e vice-reitor para o próximo mandato, que vai de julho de 2023 a julho de 2027: foi criada a Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP). Ela organizará a consulta à comunidade acadêmica para o processo de escolha da Reitoria. O Conexão UFRJ acompanhará o pleito, no especial Eleições UFRJ 2023.

A pesquisa à comunidade acadêmica tem caráter informativo e sem vínculo com a elaboração da lista tríplice que é enviada ao Ministério da Educação (MEC) e posterior nomeação pelo presidente da República.

A CCP terá seguinte composição, com 38 integrantes:

• 11 representantes titulares e suplentes dos colegiados superiores da UFRJ, sendo:

– Quatro membros do Consuni;
– Dois membros do Conselho de Ensino de Graduação (CEG);
– Dois membros do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg);
– Dois membros do Conselho de Extensão Universitária (CEU);
– Um membro do Conselho de Curadores.

Representarão o Consuni, na CCP:

– Docentes: Eduardo Mach Queiroz (suplente: Clynton Lourenço Correa) e Carlos Alberto da Silva Riehl (suplente: Leonardo Paes Cinelli).
– Técnico-administrativo: Gilda Sousa de Alvarenga (suplente: Ana Célia da Silva).
– Estudante: Natália Silva Trindade (suplente: Júlia Vilhena Rodrigues de Oliveira).

Nas próximas semanas, o CEG, Cepg, CEU e Conselho de Curadores definirão os nomes que representarão seus colegiados na CCP.

• Nove representantes titulares e suplentes do corpo docente, sendo:

– Um de cada centro universitário;
– Um do Fórum de Ciência e Cultura (FCC);
– Um do campus UFRJ-Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade.

• Nove representantes titulares e suplentes do corpo discente, indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE Mário Prata) e pela Associação de Pós-Graduandos (APG-UFRJ), através de seus fóruns, e
  • Nove representantes titulares e suplentes do corpo técnico-administrativo, indicados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj).

A constituição da CCP será gerida por equipe formada pelos professores que presidem as comissões permanentes do Consuni: Fernando Alves Rochinha, da Comissão de Legislação e Normas (CLN); Cristina Grafanassi Tranjan, da Comissão de Ensino e Títulos (CET); e Cássia Turan Turci, da Comissão de Desenvolvimento (CD).

As indicações dos nomes que vão integrar a CCP deverão ser encaminhadas à Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), até data definida pela equipe dos presidentes das comissões permanentes do Consuni.

A CCP fará proposta, ao Consuni, de regimento para normatização do processo sucessório, com calendário dos atos da pesquisa, que precisará conter, minimamente:

• período de inscrição das candidaturas de participação na pesquisa;
  • período para campanha e debates;
  • período de realização da pesquisa em 1º turno;
  • data de divulgação dos resultados da pesquisa em 1º turno;
  • período para realização da pesquisa em eventual 2º turno;
  • data de divulgação dos resultados da pesquisa em eventual 2º turno.