Pelo Campus Saúde

Cortando o mal pela raiz

Projeto de extensão dedicado a plantas medicinais é destaque no podcast da semana

Pesquisa divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no ano passado apontou que mais da metade da população (61,7%) utilizou recursos terapêuticos, como plantas medicinais e fitoterapia, meditação e reiki, no primeiro ano de pandemia de covid-19. A busca por produtos e formas mais naturais de se relacionar com o planeta também pode ser observada em outras áreas, mas requer cuidado extra com mitos sobre o uso medicinal de algumas plantas. No Conexão nº 75, o destaque é o PlantaCiência, projeto de extensão criado em 2018 que, por meio das redes sociais, se dedica a semear o conhecimento e cortar o mal da desinformação pela raiz na área de plantas medicinais e fitoterápicos.

Na edição da semana, confira também: UFRJ figura como a oitava melhor universidade da América Latina em novo ranking; eventos da Universidade discutem a relação entre independência e ciência; Observatório do Valongo celebra o Dia Internacional da Observação da Lua com Sessão e Concurso de Poesia. No Conexão nas Artes, o destaque é a obra da fotógrafa Nan Goldin.

Para conferir a transcrição deste episódio, clique aqui.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ouça “Cortando o mal pela raiz” no Spreaker.

Realização: Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ
Coordenação: Vanessa Almeida