Biodiversidade em perigo

Revelado ao mundo há apenas uma década, recife de corais na foz do rio Amazonas pode estar ameaçado. Ouça no podcast da semana

Durante expedição do navio de pesquisa oceanográfica americano Atlantis, o professor Rodrigo Leão de Moura, do Instituto de Biologia, coordenou uma equipe de brasileiros que descobriu um recife de corais na foz do rio Amazonas. Revelada ao mundo há apenas uma década, essa biodiversidade pode estar ameaçada pela perfuração do primeiro poço exploratório na margem equatorial brasileira, que deve ser iniciada neste ano pela Petrobras. O Conexão n.º 76 destaca a preocupação de pesquisadores da UFRJ com a conservação da área ameaçada pela exploração econômica sem planejamento.

Na edição da semana, confira também: ação comunitária da Prefeitura Universitária (PU) retira mais de uma tonelada de resíduos da Orla da Prainha; projeto de extensão do Instituto de Psicologia acolhe imigrantes por meio do bordado; III Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil acontece nesta semana com palestras, oficinas e workshops. No Rolé UFRJ, o destaque é a Biblioteca Pedro Calmon, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC).

Para conferir a transcrição deste episódio, clique aqui.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ouça “Biodiversidade em perigo” no Spreaker.

Realização: Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ
Coordenação: Vanessa Almeida