Institucional Meio Ambiente

Dia Mundial da Limpeza na Orla da Prainha

Prefeitura Universitária organizou ação de limpeza que retirou mais de uma tonelada de resíduos da orla, em coleta comunitária

No dia 19/9, a Prefeitura Universitária (PU) mobilizou, no campus da Cidade Universitária, na Orla da Prainha, o corpo social da Universidade Federal do Rio de Janeiro para a conscientização sobre os danos causados pelo descarte inadequado de resíduos. A ideia foi fortalecer a reflexão e a reeducação sobre o tema.

Com a participação de servidores da PU, estudantes, pescadores e professores, foram recolhidos resíduos que chegam à orla pela maré ou são deixados pelos usuários da praia. Durante a preparação da área para a ação, uma tonelada de resíduos foi retirada, além de 300 quilos  − principalmente materiais plásticos, em apenas uma hora de coleta − concentrados em um pequeno trecho da orla.

Estudantes participaram de ação | Foto: PU/UFRJ

A reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, o vice-reitor, Carlos Frederico Rocha, e o prefeito universitário, Marcos Maldonado, estiveram no local e reiteraram a necessidade de requalificação da orla da Cidade Universitária. Outros pontos relevantes, como a qualidade ambiental do campus e o fortalecimento da atitude cidadã, principalmente neste momento de retomada das atividades pós-pandemia de covid-19, também foram discutidos pelos organizadores da ação.

Equipes de trabalho posam para registro | Foto: PU/UFRJ

“A Prefeitura Universitária vem trabalhando de maneira incessante pela segurança e pelo bem-estar da comunidade acadêmica e pela atividade de limpeza da Prainha. Em referência ao Dia Mundial da Limpeza, simboliza o nosso compromisso com a melhoria da qualidade ambiental do campus e com o estímulo à cultura participativa da comunidade acadêmica. Buscamos, diariamente, que a nossa atuação seja pautada por mecanismos inclusivos para a construção democrática de soluções efetivas para problemas que atingem o corpo social da UFRJ. Nesse sentido, é extremamente importante a cooperação entre diferentes atores. Todos precisam fazer a sua parte, não apenas destinando os resíduos aos locais corretos de descarte, mas utilizando nossos canais de comunicação para denunciar irregularidades em nossos campi. Uma UFRJ melhor é tarefa de todos nós”, afirmou Maldonado.

Prainha e Parque da Orla

A Prainha faz parte da área onde está prevista a implantação do Parque da Orla, que é um anseio da comunidade universitária, chancelado pelos planos diretores da Universidade.

A retirada dos entulhos das demolições no local realizadas em 2018 e a retomada do projeto são duas das providências da PU em curso para a viabilização do parque. O projeto original, de 2005, foi elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Proarq/FAU), e pelo  Escritório Técnico Universitário (ETU). Agora está sendo atualizado por uma equipe multidisciplinar que conta com técnicos da PU, do ETU, do Programa de Engenharia Oceânica, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Peno/Coppe), e da Escola de Belas Artes (EBA).

Para que tudo dê certo, buscam-se o amplo engajamento da comunidade usuária do campus e projetos parceiros. Eles terão papel importante, já que, para requalificação e uso seguro da orla, são necessárias ações para mitigar os impactos da poluição da Baía de Guanabara.

Para irregularidades sobre meio ambiente, trânsito, transporte, segurança e abandono de animais, entre em contato pelo WhatsApp da PU: (21) 96962-3203) ou pelo e-mail da Assessoria de Comunicação: comunicacao@pu.ufrj.br.

Da Prefeitura Universitária