Pelo Campus Sociedade

Pedagogias antirracistas

Projeto de extensão que promove a educação antirracista é destaque do podcast da semana

Apesar de a Lei Federal 10.639/03 tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do Brasil, a inclusão do tema na Geografia ainda é pouco efetiva nos ensinos básico e superior. Pensando nisso, o Núcleo de Estudo e Extensão sobre Grafias e Heranças Africanas (Negha) criou um projeto de extensão que promove, no estado do Rio de Janeiro, a educação antirracista para alunos e professores da educação básica. O Conexão n.º 73 destaca o Geografias da Raça, Sociedade e Educação Antirracista e os novos olhares sobre espaço e raça.

Nesta edição, você também vai ouvir sobre a Semana de Acolhimento e Posse da UFRJ, que recebeu 104 novos técnicos-administrativos. O Bicentenário da Independência do Brasil é celebrado com uma série de debates sobre os rumos do Brasil e uma exposição das partituras originais dos principais hinos pátrios no Palácio do Planalto. No Conexão nas Artes, a resenha do poema Não há vagas, de Ferreira Gullar.

Para conferir a transcrição deste episódio, clique aqui.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Ouça “Pedagogias antirracistas” no Spreaker.

Realização: Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) da UFRJ
Coordenação: Vanessa Almeida