UFRJ produziu mais de 150 mil litros de álcool durante a pandemia de covid-19

Iniciativa da UFRJ gerou economia de cerca de R$ 1,5 milhão

Depois de mais de dois anos, o GT (Grupo de Trabalho) Álcool encerrou a produção de álcoois em 31/3, com as atividades de distribuição finalizadas em 8/6. Organizado por profissionais da saúde e voluntários, o coletivo tinha capacidade para produção de 5 mil litros de álcool 70% por semana, em gel, líquido e glicerinado. Estima-se que a iniciativa tenha gerado a economia de R$ 1,5 milhão para a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O material produzido era distribuído para as nove unidades do Complexo Hospitalar e da Saúde (CHS) da UFRJ, o Centro de Testagem e Diagnóstico (CTD), a Residência Estudantil, a Prefeitura Universitária (PU) e inúmeros setores essenciais da Universidade. Os kits de purificação de etanol desenvolvidos pelo GT Álcool beneficiaram, além da UFRJ, mais cinco instituições públicas no Rio de Janeiro, Maranhão e Paraná.

Para a professora Cassia Turci, decana do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), a parceria teve como principal meta salvar vidas. “O pessoal da saúde e os voluntários sempre foram incansáveis, e vimos neste grupo de trabalho uma oportunidade de apoiá-los. Ele caracterizou-se como uma corrente forte de solidariedade, com a prioridade de garantir a estrutura do Complexo Hospitalar da UFRJ em um momento em que o álcool 70% não estava disponível no mercado”, salientou. A maior parte dos insumos necessários para manter a produção foi oriunda de doações de empresas, de institutos de pesquisa e da comunidade da UFRJ.

Faziam parte do grupo de trabalho, as decanias do CCMN, o Centro de Ciências da Saúde (CCS), as unidades Escola de Química (EQ), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), o Instituto de Química (IQ), a Faculdade de Farmácia (FF), o Instituto de Pesquisas de Produtos Naturais (IPPN), o CHS e a PU.