Pelo Campus

UFRJ tem projeto de letramento para jovens, adultos e idosos

Curso gratuito começa no dia 15/8 no Centro de Tecnologia

Estão abertas até 4/8 as inscrições para o Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). As aulas acontecerão presencialmente no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade, na Ilha do Fundão, de segunda a sexta-feira, das 15 às 17h. O curso é gratuito e se inicia no dia 15/8.

Voltado para aqueles que não iniciaram ou não concluíram seus processos de aprendizagem, o projeto de extensão tem o objetivo de incentivar trabalhadores e prestadores de serviço da UFRJ, assim como a população da Ilha do Fundão, a voltarem ao ensino formal. Com duração média de um ano, o curso trabalha com diversas etapas de aprendizado, focando em pessoas não alfabetizadas, que não têm fluência na leitura ou que necessitem aprimorar a capacidade de interpretação de texto.

O projeto também prepara alunos para a prova do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que busca aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. A turma do ano passado fará a prova no dia 28/8, enquanto a turma que está se inscrevendo neste ano será preparada para o exame de 2023.

Para se matricular, a pessoa interessada deve comparecer ao Bloco G do Centro de Tecnologia da UFRJ, na sala 102, das 14 às 16h. É necessária a apresentação de um documento de identidade. Para mais informações, consulte o instagram @projetoletramento.

Este texto foi produzido com informações do programa Informação e Conhecimento, da Rádio UFRJ. Ouça aqui!

Reportagem: Gabriel Iquegami