Categorias
Pelo Campus

Rolé UFRJ #3: Biblioteca do CFCH

Conjunto de bibliotecas localizado no campus Praia Vermelha conta com rico acervo focado em Ciências Humanas e Sociais

Parte da vida de todo universitário é mergulhar em livros, revistas e artigos para descobrir mais sobre o mundo e a profissão que escolheu. Dentro da UFRJ as bibliotecas buscam ser um local de acolhimento e memória para toda a comunidade acadêmica. Um desses espaços é o conjunto de bibliotecas do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), que reúne, em três espaços do campus Praia Vermelha, um grande acervo com obras raras e coleções especiais.

Apesar de ter sido fundada em 1971, junto com a criação do próprio CFCH, por alguns anos a biblioteca ficou sem um espaço físico. Durante o período, o acervo ainda era dividido entre as unidades que compõem o centro e aquelas que dispunham de espaços próprios para estudo e armazenamento das obras. Dedicado aos estudos das Ciências Humanas e Sociais, o CFCH abrange hoje a Escola de Comunicação, a Faculdade de Educação, a Escola de Serviço Social, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e o Instituto de Psicologia.

Mural em um dos espaços da Biblioteca do CFCH | Foto: Artur Moês (SGCOM/UFRJ)

Em 1975, com a mudança do Instituto de Microbiologia para a Cidade Universitária, a biblioteca pôde enfim conquistar seu espaço físico, onde é hoje o edifício sede do CFCH. “Na década seguinte, o serviço começa a ser ampliado, com o planejamento, criação e reestruturação das bibliotecas existentes no campus”, contam Érica Resende e Camila Teixeira, biblioteconomistas do espaço.  

Com a expansão do projeto, foi construído, na década de 1990, o prédio que abriga o Espaço Anísio Teixeira. Além disso, no prédio Anexo do CFCH, foram instalados um espaço para a coleção de periódicos e um salão de leitura – ambiente que atende, além dos usuários da biblioteca, toda a comunidade do campus e dos arredores.

Rico acervo

Devido a sua formação herdada das unidades, a Biblioteca do CFCH possui um acervo amplo e riquíssimo, sobretudo no que diz respeito aos estudos humanos e sociais, com livros, monografias, dissertações, teses, periódicos, obras de referências, além de coleção especiais. Todo o material pode ser acessado por meio da Base Minerva, catálogo on-line que identifica todo o acervo da UFRJ.

Atualmente o acervo geral da biblioteca é dividido em três espaços, com vistas a garantir uma organização mais adequada do acervo, proporcionando ao usuário mais celeridade e conforto. No prédio da Decania encontram-se os livros, obras de referência, teses, dissertações e DVD’s; no prédio Anexo do CFCH ficam os periódicos; por último, no Espaço Anísio Teixeira, estão as obras raras, além da importante coleção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Com a transferência do Inep para Brasília e o encerramento de algumas atividades e serviços em 1977, grande parte do acervo de sua biblioteca foi doado à UFRJ. Com o apoio financeiro da Fundação Universitária José Bonifácio, a coleção foi organizada e disponibilizada ao público em 1979. O material conta com parte da história da educação brasileira, com obras produzidas pela própria instituição e também por nomes consagrados como Anísio Teixeira.

Outra coleção de destaque é a Biblioteca Radiofônica Tude Souza, especializada em comunicação, música e história do rádio no país. Originalmente o acervo foi formado por doações de Roquette-Pinto e Tude de Souza, que consideravam fundamental a existência de uma biblioteca especializada e atualizada na Rádio MEC. Após a ditadura militar, a iniciativa foi desfeita e o material desapareceu.

Após esforço de profissionais da área, o acervo foi sendo reconstruído a fim de defender a memória da Rádio MEC e suprir a necessidade de um espaço especializado em assuntos radiofônicos. Em 2017 o novo acervo, formado por títulos que abrangem o universo educativo-cultural, foi doado à UFRJ e se encontra à disposição no CFCH.

“As coleções especiais, tais como do Inep e da Biblioteca Radiofônica Tude de Souza, são únicas e foram constituídas a partir de grupos de intelectuais, revelando a preocupação com a memória e a pesquisa no Brasil”, ressaltam as técnicas-administrativas.

Além desses arquivos, também estão sob gestão da Biblioteca do CFCH os materiais da antiga Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi), as coleções de bibliotecas setoriais que ao longo dos anos foram incorporadas e doações de coleções particulares de professores e outras instituições.

“As bibliotecas são tradicionalmente lugares de memória, e as coleções ali depositadas permitem revisitar diferentes tipos de documentos históricos a fim de apoiar a pesquisa para toda a sociedade brasileira.”

Além dos espaços físicos

Durante a pandemia a biblioteca precisou fechar as portas e se reinventar. Segundo Rezende, a solução encontrada foi reforçar a presença nas mídias sociais, promovendo debates e fortalecendo os laços com a comunidade. O clipping Saiba Mais, por exemplo, promove o espaço e dá suporte para atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Outro produto é o boletim Vitrine da Memória, que mostra a  riqueza e variedade dos temas existentes no Espaço Anísio Teixeira e sua importância histórica para a educação no Brasil, divulgando e preservando a memória da área desde de 2012. Em parceria com a Rádio UFRJ, a equipe também produz o podcast Minuto da Biblioteca, que divulga, em programas curtos, seus serviços e coleções e dá dicas de pesquisa e outras curiosidades. A biblioteca está presente também nas redes sociais.

Com o retorno ao presencial, o espaço voltou a oferecer visitas guiadas, treinamentos no uso da biblioteca, de bases de dados e da normalização, acompanhamento de pesquisas, curadoria de conteúdo para as mídias sociais, elaboração de ficha catalográfica, atendimento virtual, intercâmbio entre bibliotecas, consulta local ao acervo e empréstimo domiciliar. A Biblioteca do CFCH funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 21h.

“Retornamos ao presencial diariamente em abril, e a biblioteca tem recebido muitos alunos que entraram durante a pandemia e não conheciam os espaços. É muito gratificante para a equipe perceber que eles se sentem acolhidos em nossos espaços”, concluem.

Como chegar

A Biblioteca do CFCH fica no campus Praia Vermelha, na Avenida Pasteur, nº 250. O campus também pode ser acessado pela Rua Lauro Müller, ao lado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), ou pela Avenida Venceslau Brás, ao lado do Instituto Philippe Pinel.

Dividida em três locais, a biblioteca fica no prédio da Decania do CFCH e no prédio Anexo, ambos na área central do campus. Já o Espaço Anísio Teixeira fica próximo à entrada da Rua Lauro Müller.

É possível chegar diretamente ao local de ônibus ou carro, mas o estacionamento é limitado a veículos autorizados. Existem estacionamentos nas ruas e em locais privados no entorno. O metrô de Botafogo fica a menos de 2 quilômetros de distância – de lá, pode-se fazer uma caminhada ou pegar um ônibus até o campus Praia Vermelha.

Saiba como se localizar no campus Praia Vermelha | Imagem: Guilherme Vairo e Heloísa Bérenger (SGCOM/UFRJ)

Você já conhecia a Biblioteca do CFCH? Poste uma foto com #RoléUFRJ ou use nossas figurinhas no Instagram. É só procurar por “@ufrj” e aproveitar. Acompanhe as próximas edições do Rolé UFRJ e sugira outros espaços para visitação.

Conheça os outros espaços visitados pelo Rolé UFRJ aqui.