Meio Ambiente Saúde Sociedade

Uma alternativa para os oceanos

Aquecimento global ameaça recifes de corais, as “florestas dos mares”, mas UFRJ pode ter solução para o problema. Ouça no podcast da semana!

Metade dos recifes de corais do mundo desapareceu nos últimos 50 anos. A outra metade pode ser extinta ainda neste século. Tudo depende, entre outros fatores, do quanto a superfície da Terra ainda pode esquentar. A previsão foi feita nos últimos anos por organismos multilaterais e preocupa a comunidade científica. O Conexão UFRJ n° 49 trata do tema, mostrando como a UFRJ estuda possibilidades naturais de reverter essa delicada situação. A entrevistada é Raquel Peixoto, pesquisadora do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG).

Outro destaque do podcast da semana vai para a série Vacinas, que está na quarta reportagem e fala sobre a importância da terceira dose. O país está com cerca de 40% da população completamente imunizada, mas está longe de conter a pandemia. Na última sexta-feira, dia 8/10, choramos a marca dos 600 mil mortos por COVID-19. Quem comenta o assunto é Guilherme Werneck, epidemiologista e professor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc).

Nesta edição, ouça ainda: Centro de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ é inaugurado na Maré. Para a comunidade universitária, nossa sugestão são dois eventos que estão com inscrições abertas: Simplifica UFRJ, que divulga a ciência, e Sintae, que promove a integração dos servidores técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Reportagens: Carolina Correia e Igor Soares