Categorias
Institucional

Universidade lança plataforma que apresenta pesquisas da UFRJ para a sociedade

Conecta UFRJ facilitará mapeamento das competências da Universidade e possibilitará parcerias com instituições públicas e privadas

Aproximar a sociedade da pesquisa feita na UFRJ. Esse é objetivo da plataforma Conecta UFRJ, lançada neste mês na Universidade. Fruto de parceria entre o Parque Tecnológico, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), o Conecta UFRJ possibilita que qualquer pessoa acesse as pesquisas produzidas pela instituição de forma unificada.

O objetivo da plataforma também é aproximar possíveis parceiros para projetos. Nesse sentido, o Conecta UFRJ facilita o mapeamento das competências da Universidade em áreas de pesquisa científica e tecnológica, identificando quem são os especialistas nos diversos campos de conhecimento com maior potencial de colaboração para parcerias, seja em instituições públicas ou privadas.

No menu Buscar, é possível localizar cientistas, laboratórios, temas relacionados e palavras-chave. No exemplo, a palavra “câncer” foi procurada e os diversos resultados encontrados para o usuário selecionar e acessar a informação que quiser | Imagem: Reprodução

As informações sobre as pesquisas e cientistas são extraídas por uma coleta de dados no Lattes/CNPq, que pode ser atualizado pelos próprios pesquisadores a qualquer tempo. Além disso, o sistema facilita o gerenciamento da produção acadêmica dentro da UFRJ, permite acompanhar a produção de pesquisas e até identificar se os recursos estão sendo distribuídos de maneira eficiente.

Para Vicente Ferreira, diretor do Parque Tecnológico, a iniciativa pode acelerar o processo da transformação do conhecimento em inovação.

“O Conecta UFRJ facilita o acesso das empresas às capacidades de desenvolvimento da Universidade e faz com que as pesquisas realizadas na UFRJ cheguem mais rapidamente ao mercado. Essa conexão gera inovação e melhoria na qualidade de vida da sociedade como um todo”, afirma o professor.

Segundo Denise Freire, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, o Conecta UFRJ é trampolim para o país.

“Sem dúvidas, a plataforma contribuirá para a divulgação da excelência científica, tecnológica e de inovação da UFRJ para toda sociedade”, afirma a docente.

O Conecta UFRJ já está no ar. Acesse: conecta.parque.ufrj.br.