Sociedade

Josué sabia como enfrentar a fome

No podcast da semana, uma conversa sobre segurança alimentar e a atualidade do pensamento do médico e professor Josué de Castro

Mais da metade da população brasileira vive algum tipo de privação alimentar atualmente. A fome não é um problema novo e o Brasil já soube como enfrentá-la. Há 75 anos, o médico, pesquisador, professor universitário e humanista Josué de Castro escreveu sobre isso em Geografia da Fome. Na obra, ele descreve em detalhes os hábitos alimentares e as necessidades da população brasileira nas cinco regiões do país e chega à conclusão de que não se trata de um fenômeno natural, explicado por causas geográficas ou biológicas, mas sim do resultado de escolhas políticas e econômicas.

Tudo isso seria óbvio em 2021, não tivesse o Brasil desaprendido. A miséria e a fome não somente persistem, como pioraram nos últimos anos. Por quê? O que houve de errado? E o que ainda devemos fazer para resolver a questão? O Conexão UFRJ da primeira semana de outubro conversa com Elizabeth Accioly, professora e diretora do Instituto de Nutrição da UFRJ, que desde 1996 leva o nome de Josué de Castro (INJC). Ela fala sobre as lições de Geografia da Fome e a situação de insegurança alimentar na qual o país está mergulhado. O INJC celebrou 75 anos de compromisso com a sociedade em setembro.

Nesta edição, ouça ainda: conjunto de favelas da Maré se prepara para receber segunda dose em massa; UFRJ-Macaé cria Guia de Vocabulário e Atitudes Inclusivas para conscientizar a comunidade universitária; começa nesta terça-feira (5/10) a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRJ; Plano Diretor 2030 será discutido no evento “Escutas Plurais”.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga