Sociedade

O que aprender com Paulo Freire?

O diálogo com o professor está nas mais diversas áreas. No podcast da semana, pesquisadores da UFRJ comentam seu legado

Paulo Freire vive? Como? Por quê? Qual o seu legado? No Conexão UFRJ n° 47, aproveitamos o centenário do patrono da educação brasileira, celebrado em 19/9, para compreender alguns de seus ensinamentos. Conduzem esse exercício Raquel Paiva, da Escola de Comunicação (ECO); Célia Patriarca, do curso de Nutrição da UFRJ-Macaé; Felipe Addor, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides); e Ricardo Jullian, da Escola Politécnica (Poli).

Atuando em diferentes áreas, algo que nossos entrevistados têm em comum é o valor que dão à escuta do mundo e ao diálogo com o outro. É assim que eles constroem suas pesquisas e sua atuação no Ensino Superior. É assim que se relacionam com Paulo Freire. Ao conversar com Raquel, Célia, Felipe e Ricardo, percebemos como (e com que intensidade) o método proposto pelo educador se faz presente em contextos diversos.

Ainda nesta edição: para quebrar a rotina, Alexandre Silva, locutor do Conexão UFRJ, lê trechos de Pedagogia do Oprimido (1968), Pedagogia da Autonomia (1996) e A casa e o mundo lá fora – cartas de Paulo Freire para Nathercinha (2016). Em outubro, a Faculdade de Educação (FE) realiza evento sobre Paulo Freire e a educação no campo. E na Ronda Maré de Notícias, saiba como começa a semana no maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro.

O podcast Conexão UFRJ é produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom), em parceria com a Rádio UFRJ. O programa vai ao ar toda segunda-feira, às 10h e às 15h, no site da Rádio e está também nas principais plataformas da internet: Spreaker Podcast Player, Apple Podcasts, Spotify, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer, Podcast Addict, Podchaser, JioSaavn. Para acompanhar o último episódio, clique no player ou escute no seu tocador preferido.

Realização: Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ
Produção, roteiro e edição jornalística: Patrícia da Veiga