Categorias
Institucional

Diretrizes sobre Integridade Acadêmica: compromisso com a ética

Universidade orienta sua comunidade na direção dos pressupostos de ética nas produções acadêmicas

A Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (Ctep), vinculada à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), reforça o compromisso na divulgação das Diretrizes sobre Integridade Acadêmica. O documento foi aprovado em 2015 pelo Conselho de Ensino para Graduados (Cepg) e foi rediscutido nos últimos meses. Mantendo seu principal conteúdo, as Diretrizes visam ao fortalecimento da integridade acadêmica na UFRJ no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. 

Tendo como missão esse fortalecimento da integridade acadêmica em todas as atividades da UFRJ e da ética na pesquisa, a Ctep estabelece como premissa a condução para desenvolver um ambiente institucional amigável e colaborativo, estimulando a produção científica, artística e cultural. 

Autoria acadêmica 

Em sintonia com diretrizes internacionais sobre o tema, o documento recomenda que a autoria acadêmica seja reconhecida a partir da contribuição intelectual substancial a uma dada produção. A UFRJ defende que os seus alunos – ao produzir monografias, teses e dissertações – assumam o papel de autores e deixem, de forma clara, as suas contribuições intelectuais nas produções. A Universidade ainda aponta que “a cessão de recursos infraestruturais ou financeiros para a realização de uma pesquisa (laboratórios, equipamentos, insumos, materiais, recursos humanos, apoio institucional etc.) não é condição suficiente para uma indicação de autoria de trabalho resultante dessa pesquisa”. 

Relação orientador-orientando 

A UFRJ tem a expectativa de que os docentes tenham uma atuação ativa ao orientarem trabalhos como monografias, dissertações, teses e artigos.  Esse comportamento deve passar pela correção, crítica e valorização das produções, criando um processo colaborativo e responsável de geração de conhecimento pela Universidade. 

A corresponsabilidade pelo sucesso das produções, de acordo com o documento, é dividida entre orientador e orientando. A UFRJ espera que os próprios docentes e líderes de pesquisa ajudem a promover um ambiente de produções científicas nos laboratórios e incentivem a colaboração e integridade nas pesquisas, oferecendo atenção especial aos alunos de graduação e pós-graduação. 

Plágio 

A UFRJ adota a compreensão internacional de plágio: uma “apropriação das ideias, palavras, processos e resultados de outrem sem a atribuição do devido crédito ao autor”. O documento prega que as contribuições de terceiros devem constar de forma clara nas produções, apresentando as devidas citações. É responsabilidade dos docentes e alunos referenciar, de forma correta e clara, tais autores. Por fim, há uma diretriz para que a comunidade acadêmica da UFRJ adote uma “postura crítica e responsável diante da utilização de conhecimento disponível, seja ele de domínio público ou privado”. 

Conduta responsável na pesquisa 

A UFRJ espera que a sua comunidade acadêmica adote uma conduta ética e responsável nas produções científicas, revisitando constantemente os aspectos que levam a essa postura nas pesquisas. O documento destaca que a Ctep tem atuação fundamental para prestar auxílio aos pesquisadores, visando ao respeito pelos padrões estabelecidos.