Maurício Guedes agora é doutor honoris causa pela UFRJ

Cofundador do Parque Tecnológico da UFRJ hoje é diretor de Tecnologia da Faperj

O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, decidiu conferir o título de doutor honoris causa a Maurício de Vasconcellos Guedes Pereira, cofundador do Parque Tecnológico da UFRJ. A aprovação aconteceu na sessão ordinária do dia 9/9, e a outorga da distinção foi transmitida pelo canal da UFRJ no Youtube.

“Maurício esteve por duas vezes à frente de entidades representativas do setor, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp). Para além da liderança de representações associativas, nota-se que ele participou ativamente da criação e disseminação da ideia de empreendedorismo inovador no país, desencadeando a consolidação de um dos maiores sistemas mundiais de parques tecnológicos e incubadoras de empresas que, segundo a Anprotec, conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação e 57 aceleradoras”, disse o professor Clynton Lourenço Correa, relator do processo no Consuni.

Engenheiro de produção e mestre em Planejamento Energético pela UFRJ, Maurício é diretor de Tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) desde 2018 e membro do Conselho Empresarial de Competitividade da Federação das Indústrias (Firjan). Foi o primeiro diretor do Parque Tecnológico e ficou no cargo de 2003 até outubro de 2015. Fundou e coordenou a Incubadora de Empresas do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) de 1994 a 2014.

Além disso, Maurício coordenou a equipe que desenvolveu e aplicou o Desafio Sebae, jogo de negócios para empreendedorismo entre os estudantes universitários. O projeto foi desenvolvido no Brasil e em outros oito países da América Latina. Entre os anos de 2000 e 2012, mais de um milhão de estudantes brasileiros participaram dessa iniciativa.