Universidade abre mais de 4 mil vagas para cursos de graduação

Direito, Ciências Matemáticas e da Terra, Arquitetura e Urbanismo, Medicina e Educação Física são os cursos com mais vagas na UFRJ

Se você fez a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma boa notícia: estão abertas até sexta-feira, 6/8, as inscrições para os cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem.

Os cursos com a maior oferta de vagas são:

• Direito (bacharelado): 180 vagas, integral, Faculdade de Direito.
  • Ciências Matemáticas e da Terra (bacharelado): 140 vagas, integral, Cidade Universitária.
  • Arquitetura e Urbanismo (bacharelado): 120 vagas, integral, Cidade Universitária.
  • Medicina (bacharelado): 100 vagas, integral, Cidade Universitária.
  • Educação Física (licenciatura): 100 vagas, integral, Cidade Universitária.

São, ao todo, 4.032 vagas em 101 cursos nos campi Cidade Universitária, Praia Vermelha, Duque de Caxias e Macaé para ingresso no segundo semestre de 2021, além das unidades isoladas. Veja aqui a relação completa de cursos, vagas, turnos e campi. Inscreva-se aqui no Sisu.

Fique atento às datas para não perder nada:

• Período de inscrições: 3 a 6/8
  • Resultado da chamada regular: 10/8
  • Prazo para participar da lista de espera: 10 a 16/8
  • Pré-matrícula online: 11 a 16/8

Todas as informações podem ser conferidas na página do Acesso à Graduação. Em caso de dúvidas, envie e-mail para acessograduacao@ufrj.br.

O início das aulas será no dia 16/11, exceto para os estudantes de Medicina, que iniciam o período em 1/11.

A UFRJ

Foto aérea do campus Praia Vermelha em perspectiva com o Pão-de-Açúcar
Na foto aérea, o histórico campus da UFRJ na Praia Vermelha | Foto: Gabriela d’Araujo (Acervo Coordcom/UFRJ)

Maior universidade federal do Brasil, a UFRJ é a primeira instituição oficial de ensino superior do país, com atividade desde 1792 (Escola Politécnica, a sétima escola de Engenharia do mundo e a mais antiga das Américas) e organizada como universidade em 1920. Presença registrada nas 15 melhores posições dos mais diversos rankings acadêmicos na América Latina, a instituição conta, hoje, com 172 cursos presenciais de graduação, 4 de graduação a distância, 315 de especialização e 224 programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

Segundo o Ranking Universitário Folha, a UFRJ é a universidade mais inovadora do país, o que também se deve à sua pluralidade: seu corpo social é composto por mais de 65 mil estudantes (anualmente, 5 mil se formam todo ano na graduação e 2,6 mil dissertações e teses são produzidas), 4 mil docentes (9 em cada 10 têm doutorado), 3,7 mil técnicos-administrativos atuantes nos hospitais da UFRJ e 5,6 mil nas demais unidades.

A Universidade tem estrutura similar à de um município de médio porte. Antes da pandemia de  COVID-19, a Cidade Universitária, campus principal, tinha circulação diária de cerca de 100 mil pessoas. Compatível com o seu grau de relevância estratégica para o desenvolvimento do país, a UFRJ formou uma sucessão de ex-alunos notáveis, como Osvaldo Aranha, indicado ao Prêmio Nobel da Paz; os escritores Jorge Amado e Clarice Lispector; o arquiteto Oscar Niemeyer; os médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas; os jornalistas Fátima Bernardes e Ali Kamel e o matemático Artur Ávila, primeiro latino-americano a receber a Medalha Fields, oferecida a matemáticos com até 40 anos e equivalente ao Prêmio Nobel. Quarta instituição que mais produz ciência no Brasil, a UFRJ possui dois campi fora da capital fluminense: um em Macaé e outro em Duque de Caxias. Com projetos de ponta nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo 9 hospitais universitários, 13 museus, 1.450 laboratórios, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico de 350 mil metros quadrados, com startups e empresas de protagonismo nacional e internacional