Memória Pelo Campus Saúde

UFRJ recruta voluntários para enfrentamento do novo coronavírus

Voluntários atuarão em atividades remotas e de retaguarda no combate à pandemia

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, de forma conjunta com as ações da Reitoria e do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, está convocando a comunidade universitária para participar do enfrentamento da doença provocada pelo novo coronavírus.

De acordo com a professora Carla Araújo, diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery (Eean) da UFRJ e uma das organizadoras da iniciativa, os voluntários exercerão atividades remotas e sem contato direto com pessoas acometidas pela COVID-19. Carla destaca, ainda, que eles não substituirão os profissionais de saúde e atuarão em atividades de retaguarda no enfrentamento da pandemia.

“No momento, temos as seguintes atividades em andamento: produção de álcool em gel e álcool 70%; produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e colaboração na campanha de vacinação de H1N1, atividades junto à vigilância epidemiológica; e organização de outras demandas que estão chegando até nós”, afirma a professora. “Outra frente que ainda está em estudo é a criação de um call center para orientação e esclarecimento da população com relação à pandemia da COVID-19”, conclui Carla.

O que fazer para ser voluntário

Os estudantes, docentes e técnicos-administrativos da UFRJ que desejarem se voluntariar para participação nas ações promovidas pelo CCS devem preencher este formulário online e aguardar contato.