Categorias
Memória Saúde

Saiba como não trazer o novo coronavírus para dentro de casa

Medidas simples podem ajudar no enfrentamento da COVID-19

Uma saidinha rápida para ir ao mercado, banco, restaurante ou até mesmo à farmácia pode até soar inofensiva, mas nenhum cuidado pode ser deixado de lado no combate ao novo coronavírus.

Por isso, o Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19, da UFRJ, reuniu orientações gerais para que você não traga o novo coronavírus para dentro de sua casa. Confira:

Dinheiro – tenha um lugar longe do alcance das crianças, dentro de uma caixa ou bandeja, por exemplo, onde ele possa ser colocado, para que não circule pela casa. Após manuseá-lo, lave as mãos com água e sabão ou passe álcool em gel 70%.

Cartões de crédito ou débito e cartões de plástico, de um modo geral – cada vez que utilizá-los, limpe-os preferencialmente com álcool 70%.

Carteira – tenha um local separado (dentro de uma caixa ou bandeja, por exemplo) para deixá-la assim que chegar da rua, caso tenha que sair.

Chaves – quando chegar em casa, lave-as bem com água e sabão ou passe álcool 70%. Tenha um local separado para deixá-las, a fim de que não circulem pela casa.

Sapatos – tenha um par de sapatos ou tênis somente para sair de casa. Quando voltar, coloque-o do lado de fora ou dentro de uma caixa próxima à entrada. Não circule pela casa de sapatos.

Roupas – quando chegar da rua, troque-as. Lave ou separe a roupa usada em local apropriado, como no banheiro, para ser reutilizada. Não coloque no armário junto com outras peças. Roupa de casa deve ficar em casa, não deve sair para a rua.

Adornos – não use adornos na mão, como pulseiras e anéis, pois dificultam a sua higienização.

Unhas – mantenha-as curtas. Não utilize unhas postiças.

Quando sair – tome um banho antes de ter contato com outros membros da família ou antes de se sentar.

Maçanetas – limpe-as periodicamente com água e sabão, álcool 70% ou desinfetante.

Óculos – quando chegar em casa, lave-os com água e sabão.

Entregas – caso receba pacotes, remédios ou comida, limpe o lado de fora preferencialmente com álcool 70% antes de abrir. Na falta dele, utilize água e sabão. 

Celular – se puder, enrole-o com filme PVC de cozinha e retire quando chegar em casa. Caso não seja possível, higienizar com álcool 70%.

Frutas – Lavar aquelas que possuem casca com água e sabão (por exemplo, laranjas), quando possível, antes de descascar.

Cuide-se e mantenha-se informado por fontes confiáveis, como o www.coronavirus.ufrj.br.